quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

11 habilidades de sobrevivência para treinar no quintal de casa

É possível treinar e aprimorar várias técnicas de camping e sobrevivência sem necessariamente estar fora de casa, nesta lista você encontra uma boa base para começar a treinar.




Não encare este post como um sacrilégio ou pecado mortal, a segurança e o sucesso de uma prática divertida outdoor é o preparo prévio, quanto mais você treina algo, mais sucesso terá.
Faz muitos anos que eu tenho uma rotina muito curiosa, quando vejo que o mês vai ser pesado de trabalho e que não vou poder ficar períodos longos fora ou pernoitar, eu faço pequenas saídas e volto carregado de materiais, de pequenos troncos a iscas de fogo naturais como painas, trago folhas, pedras e fibras naturais e até "chão de floresta" pra colocar na horta.
O resultado é que meu quintal é recheado de material de treino, não obstante, cultivei muita coisa em casa para complementar questões de sobrevivência reais, como frutas e ervas, mas muitas e muitas coisas estão aqui para treino, algumas pilhas de lenha por exemplo são exclusivas para a prática somente.
Algo deve ser esclarecido, treine as tecnicas de forma isolada, para adquirir prática pura e simples, entender como cada uma funciona e conhecer algumas variantes, saiba que lá fora do quintal tudo é diferente é pra valer e não há muita tolerância com erros, a prática no ambiente real é insubstituível, são experiências e variantes infinitas que tornam tudo mais interessante e sério.
Somos sobrevivencialistas, preparo prévio para situações difíceis é o que fazemos e acredite todo treinamento é muito válido.

1- Afiação, manutenção e uso de facas

Não estou falando de cortar um pão ou um naco de carne, falo de cortes mais elaborados como entalhes, encaixes em madeira e pequenas esculturas, acessar guias, vídeos e manuais de uso aprimorado e técnicas de faca e reproduzi-los. Afiação e manutenção é outro ponto importante de treino para não ficar na mão exatamente quando é mais necessário estar preparado, aprenda afiar e consertar suas facas.

2- Fazer fogo 


São inúmeros tutoriais disponíveis que podem facilmente ser reproduzidos no quintal, em uma única tarde é possível testar vários métodos de acender fogo, iscas e montagens. Sua pederneira não sofre alterações químicas quando sai de casa, nem os fósforos ou isqueiros, madeira ainda é madeira e fogo é fogo. Você pode até simular situações extremas como chuva, vento, materiais inadequados ou madeiras mais difíceis.
Na Natureza não é tão simples achar tudo certinho pra reproduzir os vídeos da internet, mas sabendo o que fazer você estará um passo adiante.

3- Uso de ferramentas










Use aquela pá de trincheira para consertar um canteiro ou vaso, pode arvores com seu facão, corte umas tábuas largas com seu machado, se puder usar suas ferramentas para coisas comuns use, melhor ainda se puder comprar um pouco de lenha e literalmente trabalhar as toras pra usar depois na churrasqueira. Fazendo isso você ganha familiaridade com as ferramentas, aprende seu uso correto e evita acidentes. Você também vai conhecer suas capacidades físicas neste tipo de trabalho, não são todos que dão conta de rachar  um metro de lenha a moda antiga.


4- Nós e amarras



 Lá pros 1900 o mundo era bem mais vazio que hoje, tinha bem menos tecnologia também, desde aquela época escoteiros aprendem a fazer nós e amarras com um cabo solteiro (5 m) e 2 varas de madeira, tocos mesmo, algo como 2 pedaços de 30 cm de pau de vassoura, em suas casas usando um manual. Não é no acampamento que se aprende a amarrar, e você não vai dominar os nós básicos em alguns minutos é preciso treino e prática constante, este é um dos maiores exemplos de como o treino doméstico afeta a sobrevivência, o tempo que se gasta para fazer um nó de resgate ou ancoragem e a capacidade de amarras firmes no abrigo fazem a diferença.


5- Purificar água


Você não precisa envenenar a água ou coleta-la de um rio poluído para testar tecnicas de purificação, basta coletar agua da chuva. Para testar filtros e processos basta acrescentar a agua algum ingrediente alimentar, como pó de café ou folhas de chá. Use garrafas transparentes para acompanhar enquanto os comprimidos de purificação se dissolvem, é possível comparar gosto, cheiro, cor e ter muitos parâmetros.


6- Cerâmica



Compre um punhado de argila em lojas de decoração e tente fazer alguns utensílios básicos como potes e panelas de barro, a cerâmica está presente em praticamente todas as culturas primitivas e foi um fator determinante na sobrevivência humana. Você precisa de pouco espaço pra trabalhar e pode assa-las no forno ou em uma churrasqueira qualquer. Se você pensa em vivencia a longo prazo, esta é uma habilidade que você precisa.

7- Orientação por bússola



Se você puder dar 10 passos pra cada lado já dá pra ter ótimas noções de navegação e aprender o básico da bússola, a verdade é que não importa onde você esteja, o sul é sul e o norte norte.  Com tempo e algum capricho você faz um contador de passos e começa a estudar mapas locais, marcar pequenos azimutes de ida e volta e quando tiver a chance medir seus passos e etc.

8- Cozinha de campo



Pega a tralha vai pro quintal e faz a janta de domingo por lá. Não vale só espetar umas linguiças e churrasquear uns bifes, cozinhe mesmo, faça refeições completas, mesmo que demoradas como feijão e outros grãos duros de cozinhar. No fim você saberá exatamente os pontos altos e baixos de seu kit cozinha e cada uma de suas capacidades como tempo de duração do gás do fogareiro ou consumo médio de lenha.
Fica fácil adicionar e retirar itens, fazer escolhas entre itens similares mas com volume e peso diferentes e até os ingredientes e refeições que fará. No fim haverá um grande aumento de desempenho quase global das tecnicas, já que cozinhar abrange várias áreas distintas de conhecimento mateiro.


9- Pontaria e precisão



 Não é como andar de bicicleta e se você parar perde desempenho, além disso o tempo e a idade pioram tudo. Pois é, curto e grosso, ter sido campeão de estilingue na adolescência não vai ajudar muito se você passou anos sem disparar uma bolota numa lata. As armas de fogo exigem uma grande propriedade, mas outras como arco e flecha, carabina de pressão, dardos e várias outras precisam só de alguns metros para serem um treino eficiente. É muito importante manter esta habilidade afiada, aquela ave pode nunca mais voltar no alcance de seus disparos ou o agressor pode te alcançar quando deveria estar no chão. Pense sempre que você só terá UMA chance em uma situação de sobrevivência, não há espaço pra erro.

10- Manufatura em couro, tecidos e fibras


Conseguir fazer uma linha ou corda usando recursos naturais é só o primeiro passo. Com isso você produz armas, utensílios como arcos e broca pra fogo, redes, armadilhas, pode fazer tramas elaboradas como tricô para produção de tecidos rústicos ou unir peças de couro para bolsas e porta utensílios. Praticamente todos estes aspectos você pode treinar em casa, na verdade, isso na idade média era trabalho doméstico, bordar tecer fios, fazer cordas era trabalho feito na cabana a luz de lamparinas e não no meio da floresta.


 11- Artesania em madeira


 Existem os carpinteiros e seu ofício está entre os mais antigos, após a retirada da madeira bruta cabia ao marceneiro construir e dar forma, eles faziam as tábuas, telhados, barcos, móveis, tratavam madeira e até construiam ferramentas como esquadros, réguas etc. Pegar um galho bruto e extrair uma colher é´basicamente um trabalho de carpintaria arcaica. Outras artes como a marcenaria (móveis) e a escultura também encontram um espaço no quintal. Um bom carpinteiro/escultor medieval fazia polias, engrenagens, pratos, armas, ferramentas e utensílios, para quem imagina um cenário a longo prazo o combo lenhador+Carpinteiro+escultor é indispensável.

Amigos, o objetivo deste post é motivar cada um de vocês a começar a treinar as habilidades básicas de sobrevivência, colocar seus itens a prova e renovar suas habilidades. Com a prática, mesmo em casa vem o desejo de ir além, de buscar a natureza com segurança e o mínimo necessário. Não sabemos como vai ser o dia de amanhã, aumentar suas habilidades é a meta sempre.

Abraços.

Translate

Publicidade