domingo, 25 de maio de 2014

Transformando a colheita em $$

A nossa pequena horta já começa a render, essa semana colhemos 8 abóboras, cerca de 18kg, e resolvemos colocar tudo na panela e fazer uma graninha extra.

O preparo do doce é bastante simples: basta descascar as abóboras, retirar as sementes e picá-las em uma panela. Feito isso acrescente 2 xícaras de açúcar para cada quilo de abóbora (se gostar bem docinho, coloque um pouco mais de açúcar) e 6 cravos da Índia e leve ao fogo para apurar.



O ponto ideal é quando a água secar e o doce começar a desgrudar do fundo da panela. Após desligar o fogo, acrescente côco ralado, que pode ser fresco ou seco.

Deixe esfriar e coloque em vidros limpos e esterilizados. Por não ter conservantes, o doce dura cerca de 10 dias na geladeira.

Para terem ideia um pote de 300g deste doce orgânico é vendido nas redes varejistas com preço médio de R$ 13. Como podem ver dá um bom rendimento!

Por causa da água, o resultado final terá sempre uma redução de peso. Estou estimando que a minha 'panela' de hoje vai render entre 20 e 25 potes de 500g (não encontrei potes menores por aqui :S) .

Mas depois eu conto para vocês, agora vou correr porque estou sentindo o cheiro de doce apurado por aqui.

Até a próxima!

sábado, 17 de maio de 2014

Usos alternativos para o sal na sobrevivência.

Porque ter sal em suas preparações? O sal tem uma importância enorme para o ser humano. Sua história prova isso. Por sal se fizeram guerras, construiram-se cidades, nações e até bem pouco tempo atrás, uma boa fonte de sal era considerado um item estratégico para a soberania de um país. Nesta postagem, filtraremos um pouco dos inúmeros usos do sal e daremos enfoque especial a situações em que recursos sejam escassos.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sobrevivencialismo Rural

Não espere ler sobre aquela pequena horta de subsistência ou a criação doméstica de tilápias, aqui o sistema é bruto e o trabalho é duro, a sustentável bicicleta ajuda bem pouco, perdendo pro robusto trator. Na grande maioria das vezes, uma propriedade rural é muito simples, bem diferente dos locais "Chiques" que as pessoas idealizam.

Translate