terça-feira, 12 de novembro de 2013

Root Cellar não é Bunker.

Você deve estar se perguntando que diabos é um Root Cellar, ok, você pode não associar o nome a coisa, mas garanto que você já viu várias vezes em filmes americanos e nunca imaginou se tratar de uma "geladeira".

Concordo que era bem mais comum sua aparição em filmes antigos, nos atuais geralmente a tradução deturpa, ou simplifica, e chama de porão. O mais curioso e ver alguns estudantes de sobrevivencialismo usando as imagens para ilustrar bunkers subterrâneos.
Mas nem todos estão errados, em muitas casas da época havia o Root Cellar e o porão, com entradas e funções diferentes, com o tempo e a modernidade, os donos dos imóveis derrubaram as paredes e fizeram tudo uma coisa só.

Essas estruturas também eram conhecidas como "potato house" ou casas de batatas, e seu princípio é muito simples, um cafofo úmido sob a terra que mantinha a temperatura baixa, em épocas muito quentes, as paredes eram molhadas e a evaporação externa fazia a temperatura interna despencar, conservando assim muitos alimentos. Eu mostrei no YouTube como fazer uma geladeira que segue este princípio:


Batatas, cenouras, maçãs, nabo, repolho, cebolas, abóboras, carne seca, agua e bebidas e também doces e compotas, era uma despensa climatizada que ajudava manter ainda mais alimentos de longa duração.

Geralmente era dividida em 2 setores, um para itens de consumo rápido e outra para itens que ficariam por mais tempo.

As Root Cellar sofreram um desuso óbvio com a modernidade, refrigeradores e freezers condenaram seu uso e a facilidade  fragilidade dos mercados, fizeram que menos pessoas mantivessem grandes estoques para enfrentar épocas difíceis.
Outro golpe para as Root Cellar foi a guerra fria, onde por conta de sua robusta estrutura, geralmente subterrânea, houve uma aberta campanha para que fossem transformadas em abrigos de emergência, logo confundi-las com um bunker anti bombas não é lá muito errado, vejam as fotos:














Mesmo eu não sendo um amante dos refúgios subterrâneos, consigo enxergar um uso duplo para este meio antigo de armazenamento, e você que não pretende cavar muito, mas gostou da idéia, saiba que não ha um tamanho pré definido e você pode fazer uma mini root cellar no quintal ou lá na sua bug out location !!!



Abraços galera!

Um comentário:

  1. Making a mini root cellar is simple enough. You'll need an empty trash can, a shovel, some rocks, straw, plywood and hammer and nails.

    ==>How to make a mini root cellar in your backyard

    But that's just the beginning because I'm also going to show you how you can protect your life and all your supplies in a crisis.

    Make sure to watch this right away...because I'm not going to be able to keep this online for long.

    ==>The most effective way to protect everything you've stockpiled in any crisis

    ResponderExcluir

Translate