sábado, 5 de novembro de 2011

Um fogareiro...é mais bacana

Fogareiro vapt-vupt.

Sou maluco por café, não tomo muito mas adoro um café bem feito, e geralmente a vontade vem nas mais distintas horas e não escolhe lugar.
Pense em um foguinho pra um café, seja no avance da barraca... forcei? Ta bom... avance é aquela pequena área, ou varanda que algumas barracas possuem, muitas vezes este é seu único reduto protegido do vento e da chuva... ou você simplesmente não quer um grande fogo, ou não pode faze-lo, Ta bom cara, você pode não ter grana pra uma tralha melhor, o que não torna este fogareiro menos útil.

Bora lá: 




Comece fazendo de 8 a 12 furos na bunda de 1 lata, furadeira serve com broca fininha, a ponta de uma faca bem afiada também faz o serviço.
Faça 3 furos no côncavo


Use uma lata de atum para marcar a altura das duas latas...


Corte as latinhas com cuidado pra ficar bem reto e não talhar os dedos 


Coloque a parte de cima na reciclagem por favor... O acabamento é importante na hora de engatar as partes.


Comece a encaixar uma na outra...


Aperta bem o trem que isso pega um pouco de pressão quando o combustível aquece.


Testes: Tenha MUITO cuidado.








Saca só a pressão do negócio



Logo estabiliza e fica assim:



Como usar isso? Use sua imaginação ou trabalhe com sua necesidade, a foto a seguir mostra o fogareiro dentro de um suporte feito com uma lata de leite:



Note que também a lata que abriga o fogareiro é uma gambiarra, óbvio que funciona, ferve 1 L de água em 4 min, ( alcool 92%) numa caneca normal, de alumínio em uma situação sem ventos.

1-     Se o fogareiro virar, espalha o etanol, com fogo isso é um incêndio na certa.
2-     Lembre-se da lei de murphy
3-     Se virar na barraca, você está ferrado.
4- já falei do murphy?
5- Sim, lata de fanta serve.
6- Eu testei, testo tudo que for viável e lógico, esta é uma opção, backup do backup do backup em uma situação de emergência.

Aqui no interior isso se chama espiriteira ! pergunta pra tua Nona.

Fotos do Mungo say bah!

4 comentários:

  1. Boa a dica mas ainda não consigo fazer funcionar, faço do mesmo jeito na mesma altura e não acende, so no caso de colocar alcool ate quase a boca ,mas acho que essa não e a ideia,mesmo assim valeu a dica e vou continuar tentando...........

    ResponderExcluir
  2. Mano, basta aquecer o fogareiro acendendo uma chama por baixo dele por alguns segundos, acho que de dois a cinco bastam.
    Isso faz o álcool evaporar (isso é necessário, pois só assim haverá combustível, no caso álcool, fora da latinha para queimar, do contrário, sem combustível para queimar, sem fogo), saindo pelos furos, e ai e só colocar a chama próximo dos furos, por onde ha a evaporação, e temos o fogareiro a pleno vapor.

    Os furos também podem ser feitos com qualquer material duro e fino o suficiente para fazer furos pequenos como: pregos, arames, percevejos, agulhas, etc

    ResponderExcluir
  3. Uma dica muito importante é preencher a latinha com lã de vidro. Ela absorve o etanol e caso no caso de virar, como dito no item 1 logo acima, não haverá derramamento e espalhamento do combustível seja na barraca ou onde for, minimizando a possibilidade de acidentes mais graves.
    Até mesmo na hora de guardar, se sobrou algum combustível ele vai ficar preso (absorvido) na lã de vidro.
    Lembrem-se, SEGURANÇA é fundamental

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se posso utilizar dentro de uma caixa de ferramentas no fundo
    a caixa é de lata e pretendo vender salgados nela seria possivel??

    ResponderExcluir

Translate