segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Como montar um EDC (Every Day Carry) para a família.

Um EDC é um conjunto de objetos ou ferramentas que são transportados no dia a dia com a finalidade de resolver problemas cotidianos, defesa pessoal, dar apoio em crises amplas, como falta de energia, necessidade de calor ou hidratação, e até oferecer recursos de sobrevivência em cenários extremos que podem pegar o cidadão de surpresa.Uma boa pedida para o sobrevivencialista solitário é presentear pessoas próximas com estes pequenos kits, além de protege-los, um "kit EDC de presente" pode abrir a discussão sobre o tema da preparação e até quem sabe, motivar treinos em conjunto, usando os itens do kit.


O CLÁSSICO

Um kit clássico é composto basicamente por uma lanterna, uma faca ou canivete ou ferramenta multifunção, alguns curativos e comprimidos de uso diário, uma fonte de fogo, um recurso para defesa pessoal (spray, faca tática, arma de fogo) e meios para hidratação. A regra básica é que não há regras, os kits servem para atender expectativas e necessidades pessoais, logo, um EDC de um agente da lei vai ter uma configuração diferente do kit montado para uma dona de casa, que será diferente do kit usado por um adolescente.


FAÇA VOCÊ MESMO!

Comece com um bom e sólido planejamento, e tente não se iludir no processo.
Tente imaginar o perfil do seu parente ou amigo que vai receber o kit, busque solucionar problemas comuns e não aposte em possíveis situações absurdas. Para a grande maioria das pessoas um canivete multifuncional chinês vale tanto quanto um vitorinox, isso é um fato, não se pode esperar que um leigo veja o mundo com seus olhos mais habituados a pesquisa de itens.
Muitas pessoas sequer sentiram a necessidade de portar um canivete até hoje.
Idade é importante! Muitos itens exigem maturidade e responsabilidade, logo decida se seus filhos já são esclarecidos o suficiente para portar um spray ou lamina tática antes de incluir estes itens no kit, com adultos, se você não conhece bem os hábitos das pessoas, convém adicionar no kit só um porta comprimidos, vendido em qualquer farmácia, deixe que o presenteado o abasteça com suas necessidades.
Bom senso é a chave.



EMBALAGEM

Uma latinha de Altóides, um tubete de PVC, uma carteira ou estojo comum, o que importa é que seja uma embalagem resistente e que comporte itens básicos com relativa segurança, imagine que o kit, no dia a dia pode sofrer choques, ficar exposto ao sol ou cair na agua, no mercado é possível comprar bolsas e bags próprias para EDC, como as Maxpedition e outras.

ITENS- Sugestão.

Quanto mais multifuncional um objeto, mais valioso ele se torna num momento de necessidade, isso é quase uma lei , é muito melhor ter aquele alicatinho simples, do que não ter nada e ter que lidar com um porcaria dum parafuso frouxo.


Muitos preppers e estudantes do tema EDC tem um consenso, que é a relação espaço/peso/funcionalidade dos objetos e ferramentas, e do conjunto. Logo, não tente fazer o presenteado sair de casa com uma bolsa de 4 kg com um BOB completo dentro. Ele vai abandonar a tralha em algum canto escuro no 1º dia.

Uma pequena lanterna é quase uma regra, apagões são mais constantes do que se imagina e é muito bom poder lidar com isso, uma luz na escuridão pode evitar muitos perigos e encrencas. O mercado brasileiro dispõe de centenas de modelos, por uma infinidade de preços, você precisa de pouca pesquisa pra chegar a um que sirva bem no seu projeto.

Fogo é fogo. Existem poucas coisas mais poderosas  e versáteis que o fogo. Não perca seu tempo com formas mirabolantes, meios complexos ou complicados que seu parente precise e um curso para usar. Invista em fósforos ou em um isqueiro.

Linha resistente (ou paracord) e agulha. SIMMM! Muitas pessoas no dia a dia perdem botões, rasgam as roupas ou sapatos se descolam na hora errada.



Super cola. Isso mesmo, basta pensar um pouco nesta maravilha tecnológica. Ela gruda pele, plástico, borracha, madeira, papel, conserta coisas, é por sí só um clássico da gambiarra popular, junte no pacote um pedaço de Silver Tape e a coisa fica melhor ainda.

Lenços, pequenas toalhas úmidas- O grande Dr Luiz R. Poell analisou certa vez com propriedade a ausência destes meios em kits urbanos e EDC variados. Pois bem, vamos lá, nem pense em usos avançados, como curativos ou reforço na purificação de agua, imagine a simples necessidade fisiológica humana de fazer um nº2 em um lugar desconhecido, um banheiro qualquer - muitas vezes imundo e sem recursos. Meu amigo, acredite, seu presente nunca, jamais será esquecido.



Pilhas, powerbank, etc...- Hoje é comum achar powerbanks que garantem recargas no celular, tablets etc. Isso garante as vias de comunicação e armazenamento de dados operantes, e assim o pedido de ajuda não falha.

Eu creio que poderia escrever muito mais sobre os itens que caberiam bem nos EDC, coisas como OB, Canister com fluido de isqueiro, iscas, material pra purificar e transportar agua como os sacos e combustível e por aí vai, decidi deixar isso com vocês, para que possam enriquecer a postagem com seus comentários e experiências.

Só um ultimo item faço questão de listar, talvez o mais ousado de todos.
Meu amigo, não compartilhe só equipamentos, isso não basta para proteger quem você ama, compartilhe suas experiências e conhecimentos, escreva um texto legal dizendo o porque você optou por este presente ou simplesmente faça uma lista de como usar os itens que você escolheu para o EDC, um mini manual, editado por você, com suas impressões pessoais, talvez, para muitos isso baste mais que a mais cara faca do mercado! Compartilhe, porque quem compartilha aprende e se fortalece como indivíduo e como grupo.

Abraços

PS: Abusem dos comentários e podem descer o sarrafo nas críticas também., NÓIS GUENTA!

2 comentários:

  1. Batata, parabéns!
    Você expõe alguns pontos que eu também acredito.
    Este artigo foi especialmente excelente para mim, ainda mais no "último item" que fez questão de listar. Eu nunca tinha pensado nisso, da forma como você expôs. Agradeço demais pela dica.
    Forte abraço e fique vivo!

    ResponderExcluir
  2. Apoio em número,gênero e grau

    ResponderExcluir

Translate