quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fortificando uma residência !

Diversos posts sobre segurança doméstica no blog, várias discussões e ideias nos fóruns, assimilamos tudo, colocamos no mixer e mostramos pro engenheiro. Com o aval do profissional e as autorizações municipais começa a série de vídeos que faremos da fortificação de um cômodo da casa...

Sei lá quantas cotações fizemos para chegar no menor preço dos materiais de construção necessários para a obra, umas coisas compramos aqui, outras ali e fechamos o valor. Mão de obra já foi mais complicado, pois este tipo de obra requer pedreiros de confiança e com boa habilidade, claro que uma bela mentira ajuda.



No meu caso os caras acreditam que as paredes vão suportar um peso incrível de prateleiras flutuantes para vinho e que o preço de uma porta sob encomenda é pouco mais caro que uma porta comum de boa qualidade.

Fato é que a equipe que vai fazer as paredes sequer vai ver a porta, só sabem que é pesada e exige concreto e ferro nos batentes. Tecnicamente, pros caras aquilo vai ser um salão rústico. Quando a equipe de piso, pedra e revestimento chegar (outros pedreiros) não vão saber o que está por dentro das paredes rebocadas, talvez, de fato, julguem que a obra está estranha, com possíveis falhas e degraus inúteis, mas de resto... vai passar batido.

Neste ponto, algumas coisas estarão ocultas, que são as surpresas, um pesado armário vai delimitar a área de visão, acesso e conhecimento dos trabalhadores. Pra estes, será só uma suite, "mal construida" e em telhado para abrigar a megera ( minha sogra).

A completa aparencia de inocência desta sala fortificada é sua melhor arma de defesa. Eu explico.

O invasor pode chutar boa parte das portas da casa com sucesso, exceto duas, as de acesso, cuja unica função é barrar o cara ( ou caras) por tempo suficiente para que percorra-se 10 metros. Uma vez fechada a porta, meu chapa, a porra fica muito séria, já que o abrigo exigirá uma força enorme para ser rompido, será autônomo, suprindo os ocupantes por longos períodos e age como sentinela de perímetro.
Trocando em miúdos e para não complicar, esta sala reforçada literalmente inverte o jogo, pois quem estará em desvantagem é o invasor, não haverá cobertura para progressão, o terceiro andar cobre o unico acesso possível de fuga, os dois lados da rua e todo o perímetro do quintal, inclusive a entrada principal.
Arrombar a sala é opção, lógico... SE ele conseguir atravessar a área aberta, SE ele conseguir transpor a primeira contenção, SE ele veio com marretas, maçaricos oxi acetilenicos ou SE ele for feito de aço SAE 420 cromo vanadium.

Um inocente sobradinho, um puxadinho como tantos, com varal, do lado de fora, uns metros de granito barato e sem forma definida nas paredes. Quando avaliar a força de ataque para arrombar o cômodo, a dedução fará que o agressor empregue uma força muito menor que o necessário, perca tempo, possíveis recursos (munição por exemplo) e o vacilo estratégico custará caro, já que todo o ambiente fornece meios e recursos que garantem a integridade e reação do defensor.

Vagabundo não lê Sun Tzu, o engodo será fatal.

Pensou em reação armada? Eu também preví isso, mas como ultimo recurso, pra que atirar no mala se ele vai estar encurralado? Pois é... deixe que os homens da lei façam seu trabalho, afinal, vamos controlar os portões por dentro.....puts isso era surpresa! Creio ser mais difícil sair do que entrar de fato.



Fontes de referencia:
FÓRUM sobrevivencialismo.com,
sobrevivencialismo.org
Este blog e nossos patrocinadores do ramo de Segurança VIP.

Hahhh sobre os críticos, estou certo que já já eles começarão a falar a respeito de sobrevivencialismo, sobrevivência urbana e outros temas relacionados, só estão sem jeito pra começar. O tema não é meu, ou do Julio Cheda, ou do SHTF school, é pra todos e to muito afim de ver canais melhores que o meu tratando do tema com seriedade. Sim, caras, tem gente que sou fã e é muito melhor que eu em tudo que faz, conteúdo a partir deles seria incrível fonte de conhecimento. Lá no fundo sabem que sobrevivência é sobrevivência e que o sobrevivencialismo abrange todos os ambientes, não só cidade ou mato.

Abraços a todos os 9 leitores, crescemos 26%!

16 comentários:

  1. Concordo absolutamente com tudo que você escreveu. Quanto ao último parágrafo, concordo mais ainda...rs.

    Não entendo porquê as pessoas tem de comparar práticas para mostrar que são melhores nisto ou aquilo... deixe estar amigo, um dia quem sabe mostraremos quem está certo na história toda.

    Estou ansioso para ver esse projeto evoluir, gostaria de poder fazer o mesmo também... um dia quem sabe!

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Grande professor Batata.
    Adorei o vídeo e estou doida prá ver o projeto pronto.
    No mais, tava aqui pensando numa coisa: fortificando demais, vc não corre o risco de ficar prisioneiro de sua própria casa? Claro que entre ficar preso com meus gêneros e ficar vulnerável, eu prefiro a primeira opção, sem sombra de dúvida.
    Tudo o que vc disse é a mais clara verdade: hoje a gente não pode contar com a segurança pública, porque é totalmente ineficiente e despreparada, de forma estamos quase que nas mãos de bandidos. E a hora deles começarem a mostrar a força que têm, não vai tardar. É nessa hora que um quarto fortificado faz toda a diferença.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo vídeo e continue na batalha sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma ótima demonstração de empreendedorismo! estou ansioso para ver o sucesso dessa obra! parabéns pelo trabalho batata!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a iniciativa Batata!
    Aqui mando uma tabela interessante para ajudar a fortificar suas paredes.
    https://lh4.googleusercontent.com/-4NCf8Nb6Vcw/UCZ2hyQOmyI/AAAAAAAAAJQ/HoTakxnPJDY/s800/Resistencia%2520balistica.jpg
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Salve Mestre Batata!

    Achei muito interessante o seu projeto. Se Deus quiser minha casa fica pronta em outubro, porém quando abri os olhos para a questão do sobrevivencialismo, o projeto já estava em andamento. Todavia consegui alterar alguns humildes quesitos de segurança e sustentabilidade, como você diz, também sou sobrevivencialista "BR", ou seja, baixa renda. Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. tenho acompanhado o BLOG, mesmo que de forma anônima, a pelo menos um ano (não somente este blog), e tenho achado bastante interessante as informações que nos são passadas, de forma bem atenciosa pelo nosso amigo BATATA. Gostaria de falar sobre um projeto meu, que está em andamento a alguns meses, que é uma área reforçada, no meu quintal, esta área tem aproximadamente 300 mt quadrados, o teto, as paredes são altamente reforçadas, (na parte mais fina a espessura é de 30 cm), (não fui eu que edifiquei) dificil de imaginar, não é verdade, a questão é que ao lado do meu quintal, uma ponte toca o chão, e esta estrutura (ponte), que fica ao nível do solo, forma em sua parte inferior este abrigo,(eu chamo de CAVERNA), estou tirando umas fotos, e videos, para mostrar como era e como está ficando, pois o espaço só seria melhor, na minha opinião ,se estivesse a mil metros de altitude no mínimo. Eu gostaria de dizer que uma das coisas mais importantes e imediatas , que se deve providenciar: é um abrigo reforçado, uma caverna, um quarto do panico, um depósito, uma despensa mais reforçada, que seje. Segundo passo abastecer, de que: tudo que vç financeiramente, começando do mais básico, arroz, feijão, sal, açucar,sementes vivas preferencialmente, e devidamente acondicionadas, existem muitas listas na WEB destes itens. Fui escoteiro, e atualmente sempre que posso estou no meio do mato, me considero um sobrevivencialista. Sobre a situação mundial, penso os governantes, não mandariam aproximadamente 200 mil soldados para área do golfo por brincadeira, acho tudo isto muito sério e que a merda está a caminho. Abraço a todos e SEMPRE ALERTA.

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Batata, devagar vamos melhorando nossas casas, dificultando agressões de qualquer tipo. Acho que quem criticar esse seu projeto, deve morar em um país diferente do nosso, ou nunca teve sua integridade ou de sua família ameaçada. A realidade do nosso país, infelizmente exige muros altos portas reforçadas e porque não uma construção altamente reforçada. Sucesso no projeto brother.

    ResponderExcluir
  9. Grande PAPA, ou melhor MANO, viu as fotos do meu futuro cafofo? essa semana vou comprar mais um "muito" de ferro, os pedreiros estão estranhando um pouco a estrutura... mas isso foi fácil falei que estava pensando e levantar mais uns 15 andares no futuro, kkkk agora devo estar mandando as fotos do telhado de aço.... abraços

    ResponderExcluir
  10. Batata, cadê você? esperamos ansiosamente pelo próximo post!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de conversar um pouco contigo, se puder me envie um e-mail. dany-a2002@hotmail.com

    Parabéns pelo seu trabalho, descobri seus videos e blog essa semana, mas ja li quase tudo, achei maravilhoso e foi de grande valia o aprendizado...

    Boa sorte.

    Att. Danyelle Andrade

    ResponderExcluir
  12. Já sou sobrevivente31/08/2012, 12:18

    á sou sobrevivente disse...

    meu pai tem um ano de comida estocada, eu nem tenho a almoço(12;02 agora), meu pai tem pederneiras mil, aqui em casa não tem gás, meu tem mil oculos contra gas, e eu estou com meu vencido a mais de 1 ano, meu pai tem colete a prova de balas, com bolsinho pra guardar mil coisas, e eu passei muito frio nas ferias, nem veio me ver pq nao tinha dinheiro, quer dizer,k não tinha sobrando, porq TODO o dinheiro dele é primeiro pro banquer dele, pras coisas pra ele sobreviver ao Zday, em segundo ele, em terceiro ele, em quarto ele paga ai tipo meia pensao, como se eu deixasse de existir mesmo antes do tal zday, é só um conselho: Batata faz uma materia ai sobre a alucinação coletiva q comete algumas pessoas, to muito triste, meu pai já morreu na minha vida, e agora fico eu aqui tentando sobreviv er com minha mae doente e meu pagando quase nada de pensao e so quando ele quer... o mundo pode nao acabar em 2012 (como ele acredita) mas eu ja nem tenho vontade de ir pra escola, fico pedindo cartolina, lapis, coragem, e dignidade, pois ja nao tenho, tenho vergonha de ser filha de um louco! será que sobrevivo?

    31/08/12 12:15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, existem pessoas que se dedicam a um tema e muitas vezes passam dos limites. Não posso e não quero opinar sobre questões familiares ou sobre ter ou não ter ok. O Zday em sua interpretação não corrompida (Zero Day) é uma teoria muito fundamentada, com religiões e até cientistas dando embasamento(s) sólidos, mas questionáveis em escala prioritária, sem pesquisa é facin facim uma pessoa se encher de medo e exagerar.
      Quanto a você, lute, mude sua realidade pois é na adversidade que a força é necessária. Erga a cabeça e caminhe firme,pois sua vontade de certo abrirá as portas que precisa.

      Sorte!

      Excluir
    2. Obrigado Batata! valew, to aqui lutando... sobrevivendo!!

      adoramos seu blog

      (ah! meu pai acredita no fim do mundo pelos zumbis, coisa e tal)


      ass.
      sobreviventedarealidade!! rss

      Excluir

Translate