Manual Guia do Sobrevivente

Manual Guia do Sobrevivente
Sobrevivencialismo e Preparação

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Munição 22 Lr VS Gamo Pró Magnum!


Olha, não conheço a maioria do cêis, mas eu DUVIDO que um apaixonado por armas nunca tenha tido uma pontinha de curiosidade sobre a relação de estrago/potencia entre uma airgun e a  famigerada .22 de fogo !

Poderia escrever um livro sobre cada arma e tema, colocar aqui uma enxurrada de links, opiniões e discussões mas eu não vou fazer isso. Eu tenho experiência com ambas .22 fogo e ar.



Somente alguns prós e contras:



A Arma de pressão:

Dispara ! - Por mais cara e rebuscada até as mais simples e toscas esta arma atira até semente, pedra, prego, dardo - não to ligando se vai estragar o raiamento porque naquela hora de desespero vc vai estar pouco se lixando pra isso - por não usar pólvora a munição cabe no bolso e uma coronha - A minha do vídeo por ex. - comporta até 2000 pellets - pesa, desequilibra mas carrega e poupa espaço. Já escrevi todos os benefícios das carabina de pressão em outro post, mas a relação "versus" o 22 de fogo é novidade, e muitos se apoiam em questões legais como maior vantagem da airgun, concordo em parte.

A parte que eu concordo é a liberdade de se treinar em casa, sitio, chácara, quintal, apartamento sem estar cometendo um crime. Os desavisados ainda acreditam que a documentação para armas de fogo é o maior empecílio, é nada, uma vez feita a primeira... enfim, gastam horrores em carabinas de ar - 3000 - 4000 - sendo que com R$ 1200, 00 compram a 22 nacional. Certo que a relação de custo chumbo/munição de fogo também é díspar, mas as ARMAS são díspares em seu conceito primário.... mas não histórico. hahaha.

A .22 de fogo:


Não é unanimidade não, principalmente entre praticantes de caça esportiva que apoiam a vida nas espingardas, mas tem defensores ferrenhos (eu por ex.) que usam e abusam das qualidades do rifle, principalmente precisão. A bem da verdade é que a 22LR derruba tudo que há no território brasileiro em termos de fauna, desde que bem manejada e seguindo regras fundamentais, neste ponto até para defesa tem sua utilidade e derruba SIM um agressor, desde que, como na caça atinja os locais certos.

Atingir os locais certos é épico num tiroteio, mas numa situação onde o defensor está abrigado, tem uma fração de tempo maior para mirar a letalidade da arma é inquestionável.

Muitas pessoas ponderam a energia do disparo, ok, mas sequer fazem idéia  de quanta energia é necessária para um abate específico aqui no Brasil.br, vou dar alguns exemplos de dados, no futuro postarei uma tabela completa para vcs:



Pomba: 8.5 Joules- perfurante / 11 concussão para morrer. ( esta energia necessária para atingir órgãos vitais)



Ratazana: Daquelas grandes e gordas sabe? 10 Joules-perf / 12 joules-cocussão ( concussão é pancada)



Capivara até 40 kg: 28 joules- perfurante (cabeça), 35 joules na espátula - ou 40 joules na pancada (concussão)- mais? ok, ela morre com 30 ft/lbs de energia na flechada em qualquer lugar do corpo.



Coelhos...... hahaha, morrem de susto kkk com 13 joules perf vc derruba qualquer categoria deles.



Uma galinha morre com 12 joules perf, ou 18 de pancada.

São valores minimos para tiros/batidas perfeitamente colocados, se você dispor de mais potencia tem muito mais chances, obvio.
Onde consegui os numeros? Na maioria dos sites de assoc. de caça gringos vc acha todas as tabelas possiveis, no Brasil, IL, IL , IL os bunda mole fingem que armas de caça são feitas pra tiro ao alvo e sequer divulgam o porque certas armas foram criadas, como se isso fosse irrelevante.

Dada a taxa de energia necessária pro abate, não fica óbvio do porque as airguns entram de sola no mercado de small game?

O calibre 22 LR a 100m chega no alvo com 38Joules de força, algumas armas de Ar mais poderosas (pcp etc), chegam a 100m com 13Joules!!!! isso não é pouco não, mata um coelho, uma galinha, rato, pomba.

NADA é conclusivo, só é inédito e talvez gere mais confusão ainda, mas segue meu vídeo com o teste do sabão entre uma 22LR CBC e uma airgum Hatsan 125 SAS original de mola com chumbo Gamo PRÓ MAGNUM:


Abraços amigos!

Translate