sábado, 19 de janeiro de 2013

Zippo - Um review e um teste.

Eu acho que sim, os isqueiros Zippo são itens de sobrevivência, e dos bons.
Começo minha argumentação voltando no tempo, fora do eixo de marketing atual onde o desempenho do isqueiro foi posto á prova exatamente em situações onde uma peça bruta e eficaz era necessária.



Este isqueiro foi pra 2 guerras. WW2 e Vietnã, isso com certeza. Enfrentou o vento e o inverno da Europa e a selva vietnamita. Sou capaz de apostar um trocado que esteve com a marinha inglesa nas Malvinas...
Eu ganho! porque o Zippo estava na lista de materiais cedidos pela rainha para os marinheiros que serviam embarcados. Isso porque o Zippo não apaga com o vento do convés do navio.



É uma peça bruta de fato. Tanto que a garantia de um zippo é... enquanto ele existir. A grande sacada do fabricante é não substituir a capa original afim de preservar a patina e a história da peça.
Ao manuseá-lo você percebe algumas coisas, o aço da capa não tem costuras ou soldas, é aquecido e prensado na marra, o que além do ótimo material ainda recebe o aditivo das dobras  angulosas. A parte interna é feita de chapas de 1mm, ao contrário do inox de fora esta é de aço carbono 1040 dobradas e soldadas em uma peça só.



Fragil neste isqueiro nem o tecido interno, geralmente lã de vidro á prova de fogo mas com ótima capacidade pra reter combustível. Após uma breve pesquisa entre publicações e videos de sobrevivencialistas e bushcrafters gringos, notei que alguns amam e outros desprezam.

Os grandes prós do zippo na sobrevivência são:
- Sua chama é muito resistente ao vento.
- A chama é contínua e muito mais forte que a de isqueiros convencionais.
- Você pode mantê-lo aceso por muito tempo sem se queimar, pois as partes que aquecem são internas, sem contato com as mãos.
- Ele não vai quebrar.
- Pode ser usado como uma lamparina.
- Pode ser usado como fogareiro (espiriteira)

As desvantagens porém, só existem se comparações forem feitas:

- São caros, pelo preço de um zippo e seus suprimentos você compra quase 20 bic's.
- Necessita de atenção na recarga constante, com uso contínuo, um zippo suporta em média de 7 a 15 dias de uso por um fumante médio.
- O flint, ou pederneira do isqueiro sofre bem, para manter o alto desempenho na hora de acender e gerar boa quantidade de faíscas, ele consome mais barrinhas de magnésio que os isqueiros convencionais.



Em termos de desempenho, somente os "maçaricos" a gás se equiparam, (inclusive no preço e consumo) porém perdem feio em resistência.
Vou resumir minha opinião da seguinte forma, esta peça faz parte da tropa de elite do fogo de sobrevivência. Quando o fósforo pifa e a pederneira não pode te ajudar, chame a SWAT Zippo.



Deem uma olhada no vídeo, comentem o review e tentem tirar suas próprias conclusões! Aguardo comentários!



11 comentários:

  1. eu sou fã do zippo. nos meus tempos de fumante tive um que acabou se perdendo (ou sendo esquecido em alguma mesa da vida...).

    muito bom mesmo, a construção é solida, a chama é um lampião mesmo...lol quanto ao preço, bem, se eu tivesse grana sobrando, compraria um; por ora, ja que ando perrengado, carrego um bic grande, uma lupa pequena, e alguns desses chineses baratissimos, alguns ate de propaganda. abs

    ResponderExcluir
  2. Eu usei um desde meus 16 anos até uns dois anos atrás, quando fiquei mais chato e desde então me forço a usar ferro rods em conjunto com outros materiais levados de casa.

    Mas ainda tenho meu zippo tradicional no armário!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, esse já está na lista das minhas próximas aquisições.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. não tem isqueiro melhor não, haja vista o tempo que o mesmo esta em produção ...
    abs
    Helio Mendonça

    ResponderExcluir
  5. O zipo é o Porche dos isqueiros..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poucas coisas são iconicas como esse isqueiro... quando voce fala isqueiro, lembra do zippo. quando fala moto, lembra da harley, quando falam pistola, ja vem a colt 1911 na minha mente... e assim por diante.

      Excluir
  6. boa noite Batata gostaria de entrar em contato com vc via email skype ou facebook pois gostaria muito que você me ajuda-se com algumas duvidas aguardo seu retorno um forte abraço SAPS

    ResponderExcluir
  7. Batata, primeira vez que comento, comecei a ler seu blog desde antes do fim de 2012, pesquisando sobre como sobreviver apos 21/12/12 cheguei ate seu blog, queria dar meus parabens pelos otimos artigos, participei do movimento escoteiro junto com meu pai que era chefe de tropa na epoca e olhando seu blog voltei a me interessar pelas tecnicas de sobrevivencia que se aprende no movimento. Continue com o otimo trabalho e compartilhando o conhecimento. Deus te guie e ilumine sempre. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. esse é meu companheiro tb batata, adoro esse isqueiro! abraço

    ResponderExcluir
  9. Não sou fumante mas quero muito comprar o meu primeiro zippo, só por achar ele lindo e ultra resistente.

    ResponderExcluir
  10. o melhor isqueiro já feito para sempre

    ResponderExcluir

Translate