quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Como criar Coelhos!!!!

Olá leitores!

Lá vem uma nova postagem sobre coelhos.

As criações são parte importante no processo de auto suficiência alimentar e os coelhos estão entre os mais produtivos neste quesito, eu não diria rivalizando mas complementando as galinhas no processo.

Mal entrou o video começaram os questionamentos, e vou tentar responder por aqui pra facilitar.





A raça que estou criando é o BOTUCATU, um misto de neozelandês com califórnia que alcança 6 kg na engorda ( 6 meses) ou 1,750kg com 3 meses de vida. (escolhi a coloração para facilitar a venda nas pet shop)
Atualmente tenho 3 fêmeas e um macho com alto desempenho de criação, ou seja, nascem de 6 a 9 filhotes por ninhada variando entre todas as coelhas dependendo do clima ( no calor nascem menos).

No video vocês verão mais duas fêmeas bem filhotinhas, estas foram trocadas com criadores da região para evitar ligações consanguíneas, estão com 40 dias.

Com os 4 adultos, gasto em média 10 kg de ração de primeira linha, ao custo de R$ 26 reais ao mês, porém os coelhos também comem itens da horta, Rami, folhagens e frutas produzidas aqui como bananas, manga, acerolas e amoras, e pelo menos 2 vezes por semana passam o dia no "pasto" e acabam com braquiaras, tiriricas, grama, capim e o que pintar pela frente. Estimo que se um criador sem recursos extras talvez gaste o dobro (ou mais) em ração industrializada.

Com as 3 coelhas temos uma cria por mês ( programada), e a venda dos filhotes varia entre 20 e 80 reais cada. Os brancos valem menos, os cinzentos e coloridos valem mais. Na época da Páscoa são supervalorizados, mas o valor médio anual está em torno de R$ 38,00. Criadores pagam R$ 20 pelas fêmeas para ampliarem seus plantéis ou aceitam trocas. No fim, contabilizando outros custos da criação como combate de ratos, reformas de gaiolas, veterinário e etc, consegue-se formar uma boa caixinha.

Hahhh, não vendo o esterco. Dou destino pra ele aqui mesmo.

Geralmente crio de um a dois machos pra consumo, ou pela pele se sair com coloração exótica, mas os filhos do Frodo Baggins e da Frida estão se mostrando bons reprodutores.

Todos na minha casa comem carne de coelho, eu e minha esposa dominamos todo o processo de abate e limpeza.




Bom é isso, tenho seguido algumas informações do manual AGRODOK - como criar coelhos e obtido bastante sucesso!


Um comentário:

  1. Batata, eu me interessei por criar coelhos, por aqui é dificil de se achar, estaria interessado em vender alguns?

    ResponderExcluir

Translate