Manual Guia do Sobrevivente

Manual Guia do Sobrevivente
Sobrevivencialismo e Preparação

terça-feira, 14 de maio de 2013

Como montar um EDC- kit de sobrevivência urbano.

Um E.D.C. é um kit pessoal criado para garantir suprimentos importantes durante as dificuldades, geralmente compacto, que o indivíduo carrega consigo no dia a dia.



É possível, com pouca pesquisa, conseguir ampla informação sobre o tema, mas a característica que os diferem são exatamente o dia a dia do usuário, sua profissão ou até o meio onde vive.
Um morador de metrópole certamente não terá uso para um pequeno kit de pesca, mas este kit faz muito sentido para quem mora em áreas litorâneas ou rurais, o mesmo vale para recursos de purificação de agua, locais altos sem riscos de alagamentos ou enchentes dificilmente exigirão do usuário a necessidade de cloro, já que na maioria dos locais (urbanos) a agua é filtrada / tratada, óbvio, se você achar esta uma necessidade onde mora, vá em frente e habilite mais esta possibilidade no seu kit.



Quem trabalha armado ou com segurança terá recursos voltados para esta finalidade, como uma ferramenta com recursos de reparo e manutenção, ou carregadores e munição extra. Da mesma forma, pessoas preocupadas com a violência ou em áreas problemáticas, podem carregar consigo recursos letais e não letais de defesa como sprays de pimenta, sprays imobilizantes, bastões retráteis e armas de choque, etc. Uma boa faca ou canivete robusto é quase uma regra, por ser a ferramenta cotada como padrão por 9 em cada 10 especialistas de sobrevivência. O design tático é o mais visto, prevendo entre outros usos o uso em situações hostis, mas também há a presença dos itens "rescue", ou de resgate, laminas pensadas para cortar cintos de segurança, quebrar vidros e at´r arrombar portas em situações de emergência. Notadamente nada impede o usuário de possuir as 2 versões, ou até mais de ferramentas de corte em seu Kit de uso diário.



Kits EDC e o sobrevivencialismo.

Geralmente sobrevivencialistas e preparadores observam questões relacionadas a sua estratégia de sobrevivência ao elaborarem seus kits. É muito comum ver entre nós quem usa o kit além de sua funcionalidade cotidiana, servindo como um facilitador de locomoção. A idéia inicial desta preparação é garantir que o indivíduo se desloque com segurança, saindo de uma situação potencialmente hostil e com poucos recursos, para um meio mais seguro e previamente preparado. Seguindo o principio de bases e algum planejamento, o sobrevivencialista usará seu Kit para alcançar outro recurso preparado, voltar para sua casa ou seu veiculo, ou simplesmente sanar alguma dificuldade pontual.

Defesa Pessoal.



Infelizmente no Brasil a grande maioria dos Kits EDC é manco, perneta.
O brasileiro não tem autorização para se defender usando armas de fogo, privilégio dado somente aos bandidos e agressores. O cenário de nosso país é violento, repleto de viciados assassinos, estupradores, pedófilos, ladrões e menores que são protegidos pelo sistema, como se tivessem uma licença especial para fazer um controle populacional informal. Desarmar o cidadão em um cenário destes é como jogar a ovelha no covil dos lobos. Pagamos as maiores taxas de impostos do planeta e não temos sequer justiça, segurança ou acesso a saúde, porém, temos terroristas, ladrões condenados e notórios corruptos no controle das rédeas do país, criminosos que compõe a cúpula do sujo sistema nacional, cúmplices e protetores de seus colegas que atuam nas ruas, dizimando os homens e mulheres de bem.


 Todo EDC é manco, falho, incompleto sem uma arma de defesa.
Minha opção foi a faca. Puxar uma faca é de fato a forma mais facil de tomar um tiro, mas cada um escolhe seu destino, não estou afim de morrer nas mãos de trombadinha sem lutar.

Aprimoramentos:



Novos itens e funcionalidades surgem a cada dia, e o EDC é discutido exaustivamente em fóruns e grupos de internet visando seu aprimoramento, o importante é iniciar o seu e não ser pego de surpresa em uma situação adversa.



Minhas metas são uma nova lanterna, mais confiável de boa marca, um canivete victorinox, e talvez algum recurso para agua no caso de viagens longas. Um bastão retrátil está nos planos, mas ainda estou longe de chegar ao nivel amador do combate com facas e não quero misturar as disciplinas.
Lembre-se, nada pior do que morrer de sede com os pés dentro da agua, se colocar um item em seu kit de sobrevivência urbana, assegure-se de saber usa-lo.

Deixe suas impressões e comentários no blog, bem como suas ideias sobre o tema!!!

Translate