terça-feira, 14 de maio de 2013

Como montar um EDC- kit de sobrevivência urbano.

Um E.D.C. é um kit pessoal criado para garantir suprimentos importantes durante as dificuldades, geralmente compacto, que o indivíduo carrega consigo no dia a dia.



É possível, com pouca pesquisa, conseguir ampla informação sobre o tema, mas a característica que os diferem são exatamente o dia a dia do usuário, sua profissão ou até o meio onde vive.
Um morador de metrópole certamente não terá uso para um pequeno kit de pesca, mas este kit faz muito sentido para quem mora em áreas litorâneas ou rurais, o mesmo vale para recursos de purificação de agua, locais altos sem riscos de alagamentos ou enchentes dificilmente exigirão do usuário a necessidade de cloro, já que na maioria dos locais (urbanos) a agua é filtrada / tratada, óbvio, se você achar esta uma necessidade onde mora, vá em frente e habilite mais esta possibilidade no seu kit.



Quem trabalha armado ou com segurança terá recursos voltados para esta finalidade, como uma ferramenta com recursos de reparo e manutenção, ou carregadores e munição extra. Da mesma forma, pessoas preocupadas com a violência ou em áreas problemáticas, podem carregar consigo recursos letais e não letais de defesa como sprays de pimenta, sprays imobilizantes, bastões retráteis e armas de choque, etc. Uma boa faca ou canivete robusto é quase uma regra, por ser a ferramenta cotada como padrão por 9 em cada 10 especialistas de sobrevivência. O design tático é o mais visto, prevendo entre outros usos o uso em situações hostis, mas também há a presença dos itens "rescue", ou de resgate, laminas pensadas para cortar cintos de segurança, quebrar vidros e at´r arrombar portas em situações de emergência. Notadamente nada impede o usuário de possuir as 2 versões, ou até mais de ferramentas de corte em seu Kit de uso diário.



Kits EDC e o sobrevivencialismo.

Geralmente sobrevivencialistas e preparadores observam questões relacionadas a sua estratégia de sobrevivência ao elaborarem seus kits. É muito comum ver entre nós quem usa o kit além de sua funcionalidade cotidiana, servindo como um facilitador de locomoção. A idéia inicial desta preparação é garantir que o indivíduo se desloque com segurança, saindo de uma situação potencialmente hostil e com poucos recursos, para um meio mais seguro e previamente preparado. Seguindo o principio de bases e algum planejamento, o sobrevivencialista usará seu Kit para alcançar outro recurso preparado, voltar para sua casa ou seu veiculo, ou simplesmente sanar alguma dificuldade pontual.

Defesa Pessoal.



Infelizmente no Brasil a grande maioria dos Kits EDC é manco, perneta.
O brasileiro não tem autorização para se defender usando armas de fogo, privilégio dado somente aos bandidos e agressores. O cenário de nosso país é violento, repleto de viciados assassinos, estupradores, pedófilos, ladrões e menores que são protegidos pelo sistema, como se tivessem uma licença especial para fazer um controle populacional informal. Desarmar o cidadão em um cenário destes é como jogar a ovelha no covil dos lobos. Pagamos as maiores taxas de impostos do planeta e não temos sequer justiça, segurança ou acesso a saúde, porém, temos terroristas, ladrões condenados e notórios corruptos no controle das rédeas do país, criminosos que compõe a cúpula do sujo sistema nacional, cúmplices e protetores de seus colegas que atuam nas ruas, dizimando os homens e mulheres de bem.


 Todo EDC é manco, falho, incompleto sem uma arma de defesa.
Minha opção foi a faca. Puxar uma faca é de fato a forma mais facil de tomar um tiro, mas cada um escolhe seu destino, não estou afim de morrer nas mãos de trombadinha sem lutar.

Aprimoramentos:



Novos itens e funcionalidades surgem a cada dia, e o EDC é discutido exaustivamente em fóruns e grupos de internet visando seu aprimoramento, o importante é iniciar o seu e não ser pego de surpresa em uma situação adversa.



Minhas metas são uma nova lanterna, mais confiável de boa marca, um canivete victorinox, e talvez algum recurso para agua no caso de viagens longas. Um bastão retrátil está nos planos, mas ainda estou longe de chegar ao nivel amador do combate com facas e não quero misturar as disciplinas.
Lembre-se, nada pior do que morrer de sede com os pés dentro da agua, se colocar um item em seu kit de sobrevivência urbana, assegure-se de saber usa-lo.

Deixe suas impressões e comentários no blog, bem como suas ideias sobre o tema!!!

8 comentários:

  1. Batata... esqueceu do estilingão.

    Eu carrego um, carrego 2 facas de defesa (fixa e automático), canivete spartan victorinox, isqueiro bic, elasticos, grampomol (super util), barbante, além de outros detalhes...

    Penso em acrescentar uma Crosman 1322/77 ou uma Zoraki no quesito airgun e arrisco sair a noite com o ferro na cinta...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O governo está conseguindo o que quer.. Os que trabalham e sustentam essa corja de políticos vagabundos sendo assassinados a luz do dia por criminosos, e aqueles que sobrevivem correm o risco de serem presos por porte ilegal de arma.. As vezes dá vergonha de ser brasileiro.
      Quanto a airgun acho pouco útil em um EDC. Se for pra defesa mesmo eu ia de faca 6'' ou de .38 mesmo..

      Excluir
  2. Batata, onde você conseguiu a sua mini pedra de afiar?, só consigo achar das grandes....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thiago o meu veio em uma faca, da Jon benzen como brinde.

      Excluir
    2. voce pode cortar uma pedra velha ou uma que caiu e quebrou... demora com um pedaco de serra velho, mas da certo...

      Excluir
  3. O meu chamo de EDC: Eu dou na cara!
    Nome kit de sobrevivência carrego uma Faca M9 para Treinamento Tático, um a lanterna policia M9 e pistola M9/92 com 2 pentes extras. Sendo terceiro o mais caro para kit cerca de R$3.000,00. Sei que no brasil não permite armas de fogo para um civil mais comprei a minha legalmente o pior que me assustei que foi muito fácil de comprar na época tinha tinha acabado de fazer a idade minima de 25 anos o um pré-requisito para ter arama de fogo no brasil. Adquirir uma arma de fogo de uso permitido o cidadão civil ovelha que era do sistema metropolitano tive dever de dirigir-se a uma unidade da Polícia Federal munido de requerimento preenchido, e todos os documentos que pedem. escolhi a m9 pois tem 15 rounds e com 2 pentes extras somando 46 cartuchos(1 na agulha)
    só para compensar o nervosismo e falta de mira e para não dar mole apara bandido.
    digo que foi mais ou menos assim.
    1 - Escolha o produto de CALIBRE PERMITIDO desejado;
    2 - Encontre o LOJISTA mais próximo de você;
    3 - Faça a documentação necessária;
    4 - Entregue a documentação na Polícia Federal;
    5 - Solicite uma Guia de Trafego para a Polícia Federal.
    6 - Ao receber a autorização da Polícia Federal, dirija-se ao lojista selecionado e retire o produto.
    pagar R$60,00 de taxa do emissão do certificado de registro de arma de fogo.
    Sabe o que é pior.
    Sites de compra de munição só cobram o numero do registro para compra. Não checam o numero do registro com o rg e cpf do dono. Com um pouco de engenharia social. Foi só pedir um policial para dar uma olhada na carteira dele para ver o logo da corporação dele. Foi batata(kkkkk) só ver e decorar o numero e 45 dias depois chagar 40 cartuchos na minha casa. Ainda ganhei um coldre de plastico duro e um tabué de platico para guardar a munição para meu modelo.

    ResponderExcluir
  4. Boa mestre batata
    Algumas considerações sobre EDC é o meu EDC.
    https://youtu.be/6RUW3bGnbLU

    ResponderExcluir
  5. Meu EDC é urbano e básico para defesa pessoal (fora ser especialista em Combatives): canivete, spray de pimenta, arma de choque, bastao retrátil pequeno, lanterna cegante, caneta tática e paracord e só. As vezes, carrego comigo um shemagh. Apesar de poder andar armado, nao porto arma de fogo devido às complicacoes da lei mesmo para quem tem porte. Até hoje nunca precisei usar nenhum item. As poucas vezes que estive em situação de perigo, dedarmei e nocauteei os agressores na mão mesmo. Mas o equipamento vai sempre comigo.

    ResponderExcluir

Translate