sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Permacultura

Permacultura.



WiKi:
"A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.

Os princípios da Permacultura vem da posição de Mollison de que "a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos" (Mollison, 1990). A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia. E, neste ponto encontra paralelos com a Agricultura Natural, que sendo difundida intencionalmente pelas pesquisas de Masanabu Fukuoka por todo o mundo, chegaram as mãos dos senhores fundadores da permacultura e foram por eles desenvolvidas.

Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com ideias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.

A permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.

Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.

A Permacultura origina-se de uma cultura permanente do ambiente. Estabelecer em nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos - um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente, envolvendo-se cotidianamente em atividades de auto-produção dos aspectos básicos de nossas vidas referentes a abrigo, alimento, transporte, saúde, bem-estar, educação e energias sustentáveis.

Pode se dizer que os três pilares da Permacultura são: Cuidado com a Terra, Cuidado com as Pessoas e Repartir os excedentes"

Bom, leram até aqui né, vejam só, a permacultura trabalha a idéia de se fundir com um sistema ecológico, subsistir dele e COM ele, a palavra vem de "cultura permanente"

presume-se que o ser humano possa chegar em uma zona de mata e, com algumas ferramentas, formar toda sua vida ali.
Na permacultura vc acha de tudo, como construir com materiais achados no local ( madeira, superadope, sapé, barro, bambú), acha utensilios que dispensam a energia elétrica( aquecedores solares, cataventos, utensilios domésticos) e muito mais.

Pesquisar Permacultura, causa orgasmos triplos em quem tá se preparando pra sobreviver, não só pelo conteúdo mas pelo seu ponto forte ; Produção de alimentos !

Ééééééééé manolo! a permacultura é o que há de top em produzir comida em pequenos espaços, não to falando de uma saladinha não, to falando de produção de toneladas em 400m2! não acredita?


tá certo, tá certo, tudo em permacultura parece ser meio bicho grilo, maconheiro...... mas esqueça as palavras de paz, de abraçar arvores e estas papagaiadas, substitua isso por COB e armas e munições.

O interessante disso é:
A permacultura trabalha com custos baixissimos, ou ZERO, reciclando e reaproveitando, ou seja vc tem só que trabalhar, juntar e montar os esquemas, o que permite que falidos e fudidos como eu tenham uma preparaçõ decente em casa!

Translate

Publicidade