Manual Guia do Sobrevivente

Manual Guia do Sobrevivente
Sobrevivencialismo e Preparação

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Madeira venenosa? Sim meu chapa!

Olá meu amigo mateiro,

Estamos cercados de plantas em nossas atividades e treinos de camping, acredite o potencial das espécies em capacidades químicas não foi nem sequer 10 % explorado.
Alguns sabem demais sobre plantas, árvores e raízes, este pangaré aqui foi treinado somente naquelas que são absolutamente venenosas.
Qual a relevância disso?

Simples de fato, algumas práticas podem envenenar você.





Veneno é um termo forte, remete a morte, isso é compreensível, mas muitas vezes náuseas profundas, substancias de ação neurológica ou reações alérgicas podem ser um fator crucial dependendo da situação.



Algumas plantas possuem um fármaco potente, que simplesmente atua como um chá, aquecida na fogueira e em contato com alimentos, cozinham suas resinas nocivas e contaminam a carne ou outro alimento espetado nelas.



Por isso é legal levar um espeto de casa se você não souber 100% a disponibilidade de madeira boa do local, caso vá precisar cozer algo churrasqueado ou defumado em grelhas e espetos de pau:



Churrasco se assa no calor e não na fumaça, quando a queima de madeiras em seu estado natural for necessária, fuja o máximo da fumaça carregada de amônia e outras substancias que evaporam e colam na sua carne de caça.



Mais grave ainda é a defumação, que deve ser feita com madeiras próprias e bem selecionadas. Opte no caso de uma situação de sobrevivência por SECAR a carne e não defuma-la se não tiver uma base sólida do que está usando de combustível.



É meu chapinha, achou que era só meter a pederneira lá e jogar a carne em cima, nananina, a vivencia por longos períodos na mata, acampado exige conhecimento, se não tem experiência leve seu espeto/suporte e se garanta.




Se o senhor ou senhora não tiver opção, lembre-se que todos ramos/galhos com liquido leitoso, gosma, seiva esbranquiçada ou resina é potencialmente perigoso. Gravetos molhados também tem potencial para impregnar seu alimento, onde a agua fará um belo chá químico, temperando sua carne.

1 endereço bacana, façam suas pesquisas sobre plantas e árvores venenosas e arrumem um bom livro sobre plantas medicinais, lembre-se que até remédio tem sua dosagem certa.

plantas e arvores toxicas, fármacos e outras coisas uteis.

E você, aceita carregar o peso do espeto ou tem bons recursos por onde acampa?


Translate