segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cutelaria- Esta vai ser polêmica.

Bom como eu disse, para gostar de facas e canivetes basta ter um bilau entre as pernas.
O assunto é mais unânime que o Corinthians..... hehe.

Óbvio que vou dar a minha opinião, e não sou cuteleiro, vendedor ou colecionador.

O cara, se consegue fugir das mentiras e jogadas de marketing que a internet oferece, ou se consegue enxergar o uso real de uma faca no Brasil, vai fazer suas escolhas de acordo com sua vivência anterior.




Bora lá, a moda é faca de bushcraft, faquinhas robustas, geralmente de cabo de madeira ou outro material durável. feitas para aguentar o tranco da lide no mato.
Bom... pra mim é a versão pobre da hunter, faca menor usada por caçadores na Europa e EUA, foi popularizada pelo Ray Mears, depois por Bears, Less e etc... A hunter é a faca MENOR dos caçadores, nunca em hipótese nenhuma a lamina onde eles depositam a vida como fazem os artistas em seus vídeos.
Sim, tenho um faca de trabalho pequena, ela faz o que nasceu pra ser feita, cortes, escamar peixe, cordas, limpar caça, em hipótese nenhuma vou com essa faquinha menor que um dente de onça pro mato como meu único item de corte.
Veja o primo rico das facas de bushcraft:


Veja esta outra e imagine o cara descendo a porrada com um pau para que ela rache outro pau...





Consegue imaginar as pauladas no aço damasco e no cabo entalhado? Para mim, este seria um bom motivo pra alvejar o cara...

Estas seriam talvez as escolhas de caçadores e bushcrafters, já alguém com treinamento militar não pensaria muito e escolheria um modelo militarizado, com toques de baioneta para ser sua faca, para estes além do uso comum, SEMPRE presumem a possibilidade de combate:









Sacou o design da coisa? o tamanho para gerar mais letalidade e alcance, ponta em forma de punhal com fio duplo, a guarda protege a mão caso a faca encontre algo duro durante a estocada...

Bora lá, até bem pouco tempo no planeta todo faca de mato era campeira e Bowie, das grandes e largas, dos rincões do Sul ao árido Nordeste, nas comitivas do sudeste ao centro oeste, foram as facas que escreverm nossa história, pois caras duros e nos nosos matos, de comer a vazar um boi, nas lides do dia a dia no campo e na mata foram elas que seguraram a bronca.













Facas de lamina maior, geralmente grandes e largas, com guarda para mão, os modelos antigos tinham pomo firme para martelar e bater, pesadas e robustas pro trabalho e pra briga, algumas chegam a 14 polegadas.
Eu não sou modista, sou sobrevivencialista, não desmereço as faquinhas nem seus usos extremos, mas sei aprender com a velha guarda, se for pra ir pro mato leve uma faca grande, ou facão, ou machete e confie NELES como nossos antigos confiram pois estes caras construiram o Brasil pelo mato, cortando árvore dura, os gringos...bom... pinos se racha com qualquer porcaria.
Talvez seja a escolha de um velho, mas eu acho uma visão óbvia, já que as tropas especiais que atuam em selva, as reais e não as fictícias da net, tem como lamina também um trem grande e poderoso:


 A kukri é usada por várias tropas especiais que atuam na mata, india, turkia, até na china foi adotada, também é usada pelo feioso do casal selvagem, para concorrer o mercado  noob com o parang do Bear...





Esta é a versão europeia da machete russa usada pela stepnaz, França, Inglaterra, italia e té a suíça usam este modelo.





Por fim o facão dos guerreiros de selva brasileiros (replica), alguma similaridade com a Bowie? tem né...




Um chefe escoteiro a muito tempo atrás dizia sobre o tamanho das facas de mato:
"Se este facona quebrar no meio lá na mata, com alguma engenhosidade você faz duas pequenas, já se a pequenina quebrar, você terá um cabo e uma pontinha de flecha"
No vídeo mostrarei algumas das minhas facas de trabalho, logo depois farei outro com cutelaria mais pesada mostrando facões, grandes Bowie pás e machadinhas, bom divertimento e boas escolhas.



Se é ótima no mato é perfeita pra cidade, lembre-se sempre disso.
Entrincheirado na sua base, você não terá grandes preocupações com peso e mobilidade, e o ideal para cidades é o canivete ou neck knifes e não facas de qualquer tipo por conta da dissimulação.


18 comentários:

  1. hola por favor .. releia sempre o que tu edita ,, para nos leitores nao te achar ridiculo.. epor favor tu sabe do que ta falando.. tens pelo menos experiencia no ramo.. olha estou de boca aberta para tanta ignorancia dita . ME DESKLP NAO QUERO LHE OFENDER .. LEIA E QUE TIRE QUE SEJE UMA CRITICA CONSTRUTIVA.
    OBRIGADO DESKLP DESDE JA
    ATT LUCIANO
    3REI
    CIGS
    PQDT
    F.E
    ONU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara!! não sei quem tu é!! mas pelo jeito tu sabe menos que o cara que escreveu o artigo.
      Se tu acha que ele não sabe o que tá falando, por favor, aponte os erros e de as correções, para que pelo menos saibamos que tu - senhor do saber- sabe o que diz.
      Não acho que tudo que ele escreveu seja bem isso, mas é uma opinão pessoal, agora falar que é "..tanta igmorância.." perai né!!
      E me diga o que significa 3REI ?
      CIGS, PQDT e FE eu sei bem..
      ONU também, mas só significa que participou de alguma missão na ONU, nada mais.

      Agora esse 3REI ai ???

      Excluir
    2. E que adianta ficar discutindo? Faca é faca. O cara que escreveu o artigo é um usuário de faca e cuteleiro INICIANTE (eu)sem nenhum outro pedigree extra.

      Excluir
    3. 3REI...TU JÁ FOI LEGIONEIR OU FOI FAZER CURSO LÁ?? DE QUALQUER FORMA O CERTO ERA VC APONTAR OS PRINCIPAIS ERROS E DEPOIS CONTAR VANTAGEM DE SER DEPEDENDE DE TECNOLOGIAS MLITAR ONDE É COMUM LEVAR PARA INSTRUÇÕES DE SOBREVIVENCIA RAÇÃO OPERACIONAL QUE CONTEM CARDAPIO DE RESTAURANTE 5 ESTRELAS...BUSHCRAFTO OFICIALMENTE É A ARTE DO MATO MAS PARA MIM É A ARTE DO BASICO...

      Excluir
  2. Concordo quando critica aqueles que vão pro mato só com uma faca de bushcraft de 8 ou 10 polegadas. Isso é coisa de quem ve muito showzinho de tv, uma faquinha, pederneira e 1 cantil. Eu não caio nessa, na prática isso não rola!!!
    Eu uso uma faca de combate fulltang de 12 polegas + um canivete robusto com lamina de 9cm pra coisas menores + uma machadinha pequena da Saico + uma faca hunter (taiwan = a winchester) de 8 polegadas (só backup) + 2 Bic + 2 cantis plásticos, isso é imprescindivel

    ResponderExcluir
  3. Olá, concordo em parte com seus comentários a respeito da materia,gosto do mato, e o ideal é uma faca de grande dimensões,de preferência um machete, o próprio Bears declarou uma vez quando estava numa selva fechada na região da Amazonia, no pior das hipóteses uma bowie vai faciliar a constrção de abrigos... etc. Também é necessário uma faca menor de caça, nesse caso uma hunter cai bem, e nunca esqueça o cantil, material para fazer fogo, caso não saiba as técnicas primitivas que leva mais tempo, o resto é conhecimento...

    ResponderExcluir
  4. onde consigo uma réplica do facão do guerreiro de selva, como este da foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.zakharov.com.br/militares-esportivas.html?limit=30

      Facão CIGS...
      O tio Zakha é um excepcional cuteleiro e faz facas que são usadas até na indústria (eu uso uma com o formato de um gancho para abrir fundo de big bags na empresa onde trabalho...)

      Leon.

      Excluir
    2. Mano esse facao e decorativo compra um tramontina uma lima e wd 40 coloca liga de borracha no cabo do facao usa lima pra amolar e passa bastante oleo.Nao sou fe ou esse tal de cigs(eu acho que ele quis dizer guerra na selva) pqd e essas babozeiras que somente um cara q nunca passou por curso nenhum iria ser tao bossal depois de apanhar e sangrar ver nego se fuder e tu ir junto de postar dessa forma que é ou deixa de ser e em relacao ao q o cara falou mano na fronteira vi na comunidade ticuna uma velha com um facao maior que ela parecia uma espada samurai e tinha o cabo reforcado de sacola plastica e pano mas a fudida matou uma paca com ele e um velho que tinha uma faca enferrujada que servia pra bush nao sei o q sobrevivencia combate e q ele usava pra cortar unha e fezer arma caseira com tubo de ferro mola de carro e prego

      Excluir
  5. Vivo na cidade, no interior do RS e há tempos cultivo o hábito de portar uma faca para múltiplos fins, isto faz parte de nossas tradições platinas. Atualmente, minha faca de uso cotidiano é uma SMITH & WESSON EXTREME OPS, produzida pela TAYLOR CUTLERY, muito robusta e que realmente aguenta pancadas, podendo ser portada discretamente; apenas a bainha original, muito simplória, foi substituida por outra, que desenhei e um correieiro a fez. Agora, para emprego no mato, à faca EXTREME OPS adiciono minha grande e boa faca TRAMONTINA, com lâmina de 10 polegadas. Essa suporta todo tipo de maus-tratos e jamais me deixou na mão nas diversas situações em que estive me virando sozinho no agreste. Isto porque a Natureza é mãe cruel e não é politicamente correta: A NATUREZA NÃO POUPA IDIOTAS E NÃO PRETENDO SUCUMBIR À SELEÇÃO NATURAL! Dada minha profissão, na hipótese de ocorrer uma situação catastrófica não poderei simplesmente ir para a minha base caseira, pois serei convocado para o trabalho e assim, mantenho comigo um pequeno kit básico de sobrevivência e subsistência urbano no qual aquela pequena faca, um isqueiro BIC e uma garrafa com água são itens essenciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai esse costume te portar facas para uso nao se resume a vcs platinos nos sertanejos do cerrado e pantanal sempre andamos com as nossas na maioria fabricadas por cuteleiros da região onde moramos .

      Excluir
  6. Eita...os ânimos se inflamaram!!
    Rachei o bico de rir do fulano CIGS, PQD, Comandos, FE, etc. Só faltou deixar no comentário, o RG e a sua sequência de DNA....ahahahah!
    ............................................
    Mas voltando ao que eu vim dizer, realmente:
    Batata, prá gostar de facas, ter um bilau não é quesito necessário, não!! Eu adoro facas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia dizer a mesma coisa. Não são só vocês, homens, que gostam de facas. Tem algumas mulheres que adoram também, tipo eu e a Lara aqui ;D

      Excluir
  7. além de boas facas uso um machado importado e ótimos facões nacionais feitos no querido rio grande do sul, ni dia a dia um bom e velho companheiro o victor inox, e sempre levo no carro água e lanterna assim como uma corda, tinha uma pá dobrábel também mas tá guardada aqui em casa. prevenir nunca é demais ah, meu zippo idem, além dos bics.

    ResponderExcluir
  8. Buenas!!
    Pelo cumprimento de início de conversa já da pra tirar uma base de onde sou.
    Bom o teu texto, sou novo por aqui, mas gostei das tuas postagens.
    Um pouco sobre min.
    Morei sempre na cidade, mas como tenho vários familiares no interior posso dizer que "me criei pra fora" -como se fala aqui no sul- já que passava os fins de semana e as férias ajudando "pra fora" ou acampando . Venho de uma família que tradicionalmente sempre caçou e pescou, o que aprendi desde "piá" . Fui militar por vários anos, onde adquiri um pouquinho mais de conhecimento de sobrevivência inclusive algumas boas técnicas. Gosto de militaria e tenho a infantaria "gravada no peito", mas não sou "bitolado". Gosto daquilo que funciona e não é pq é usado por milíco que agora vou usar também.
    Sobre facas acho que com uma de tamanho médio e com espiga inteira (full tang - pra quem preferir) dá pra se virar muito bem em qualquer situação. É claro que para trabalhos pesados vai melhor um facão mesmo. Mas nada de modismos, por mais que eu goste do modelo de um Kukri, ainda acho que um tramontina (com a "folha" fina - aquele que tem a lâmina grossa é pesado de mais e não segura fio) cumpre muito bem o papel. Só para acrescentar, tenho vários amigos que serviram na selva e alguns são guerreiros de selva e todos são unãnimes sobre o uso do tramontina, até mesmo pelo baixo custo e facilidade de encontrar.
    Se alguém discorda em algo podemos argumentar sobre..
    Vou dar jeito de criar uma conta pra próxima postagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. gostei muito do post, ler os comments que é dureza as vezes, mas alguns manés tem em toda a parte. Faca é tudo de bom, uso uma neck direto, diariamente. É uma modelo SW Tanto q vende barato por ai, gosto muito, mas tenho outras 2 que reveso e estou terminando minha primeira faquinha (neck mesmo), uma kiradashi feita de lima que será a proxima no meu uso. abs, muito bom o blog.

    ResponderExcluir
  10. o pessoal se matando por causade faca !kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk minha lei é : basta saber pra que sua faca foi feita ! eu tenho uma nautika diutac morta de furreca que uso no meu dia a dia , ja levei ela pro mato e ela aguentou bem o tranco dentro do que eu precisei , e esse mane da FE,CIGS e sei la o que mais e um embusteiro mentiroso

    ResponderExcluir
  11. Kkkkkkkkk saporra mermo

    ResponderExcluir

Translate