segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Perdendo um sentido...

Uma caminhada um vento e pronto, deu merda.

No ultimo sábado por volta das 23 hs este Batata resolveu dar uma volta breve perto de casa, o motivo foram as capivaras, calma gente, falo do roedor mesmo, que são abundantes aqui bem perto. Eu as ví na rua e decidi fotografar ou filmar o bando, não eu num mato capivara... não mais e faz MUITO tempo.

Bom eu tenho miopia e astigmatismo, coisa pouca, mas ainda assim prefiro os óculos ou lente de contato. Eu estava de lente no sábado a noite.



Hahh eu vou resumir, estava a pé a uns 300m de casa quando um vento veio carregando toda a secura de quase um mês sem chuva, a nuvem de pó surgiu do nada e me pegou em cheio na estradinha rural, poeira nos olhos + lentes de contato = cegueira!

Não sou tão leso, eu sempre levo um mini kit de limpeza no estojinho da lente, uma ampolinha de soro e a telinha plástica...

Senti a areia nos olhos, nos dois e uma ardencia dos infernos, estava em um lugar meio tenso com agua muito próxima, a reação natural e se proteger, virando contra o vento, mas, isso me desorientou totalmente, eu conseguia abrir os olhos por alguns segundos, mas só enxergava borrões no olho direito e uma neblina branca leitosa no esquerdo... fiquei com medo de dar uns passos e desabar barranco abaixo.

O vento num melhorou não, eu sentia a areia fina batendo na nuca.

Sei lá quanto tempo demorei pra reagir, mas me agachei e peguei a ampolinha de soro fisiológico, joguei nos olhos sem dó... neste ponto eu enxergava como se estivesse em uma neblina muito grossa, como se um véu tapasse o mundo todo, bom, enfiei o dedo no olho, ranquei as lentes e a porcaria da ardência num parava, me orientei como deu, sentei na porra do barranco e por TATO consegui ligar pra casa e fui resgatado por minha esposa.

Neste ponto eu não conseguia abrir os olhos por mais que um segundo. Tenho plena consciência que não teria chegado em casa sozinho.

Use lentes a mais de 20 anos, já peguei ciscos e poeira, mas nada foi como isso.
Em casa, nas poucas aberturas de olho, vi o rosto marcado de fuligem preta, típica da queima da cana aqui na região, eu estava com uma lente na mão a esquerda, mas a direita que eu achava ter tirado ainda estava no olho... acho que passei mais de hora lavando e fazendo compressas geladas, limpa daqui, sopra dali e nada de enxergar sem aquela nuvem branca e a irritação... bora pro PS, e lá o oftalmologista depois de aplicar um tipo de colírio e novamente lavar tudo, mandou que eu me prepara-se pra uma conjuntivite causada por lente.

Hahhh domingão a noite eu to enxergando legal, dói olhar pra claridade da tela, mas ...
Agora fico pensando o tamanho da cagada que podia ter dado, eu podia escorrer barranco abaixo e afundar cego na agua... ainda, como somos dependentes de nossos sentidos, bastou milésimo de segundo para eu ficar totalmente perdido, desorientado e com o equilíbrio comprometido. Veio o medo e o terror, imaginei um carro descendo a toda a estrada de terra naquela nuvem de pó, ou um passo em falso.

300m de casa, sozinho... por esta eu não esperava! Agora que passou, acho que aprendi algo e estou estudando sobre primeiros socorros aos olhos, o colírio aditivado já faz parte de meu kit pessoal.

Vamos comentar sobre os cuidados com os olhos?


9 comentários:

  1. Ê professor....mais uma que aprendo com vc.
    Eu uso óculos. Tenho um ( de camelô, mas tenho) em cada canto da casa, na bolsa, no carro, porque se ficar sem, fico analfabeta.
    Nunca tinha pensado em colocar um óculos reserva no kit, muito menos colírio. De quebra, acho que vou colocar também, aqueles óculos de proteção do trabalho, na mochila.
    Valeu e espero que vc esteja bem!

    ResponderExcluir
  2. Conheci seu blog por acado, mas acho interessantes suas postagens no youtube. Parabéns. Aprendi alguns conceitos interessantes. Mas, como não sei se você já esta familiarizado com alguns - se estiver melhor, e trate apenas como boa vontade da minha parte - se não estiver - já fica a dica - No seu vídeo sobre pilhas - É algo semelhante ao que eu estou fazendo também - mas, usando carregadores solares de múltiplas entradas - um genérico custa 80 reais e é mais indicado para kits - tem um outro da guepardo, mas você pode encontrar similares no mercado - consulte um site de importação chamado alibaba - coloca o pt que tem tradução. Lá você encontrará diversas coisas interessantes - uma outra dica é energia solar não é tão cara quanto se pensa - cara é há mão de obra - monta as placas - um moleque de 13 anos desbancou todos os cientistas do mundo com um projeto caseiro que cria 20% mais energia do que as mais modernas placas fotovoltaicas. Portanto, não é tão difícil quanto parece. Mas, as dicas principais ficam por conta dessas - use motor magnético para diversas coisas - inclusive para carregar "gadges" através de um acumulador cinético - você deixa o motor magnético trabalhando no seu lugar. Outro ponto é da luz - tem duas formas, garrafa pet com água e cloro vedada enfiada entre a telha e o ambiente - ilumina melhor que lampada de baixo watts - ou, o que eu estou projetando pra minha nova casa - exaustor transparente - além de diminuir o calor ambiente, dá uma vazão de ampla luminosidade. por baixo do exaustor, coloque uma placa de correr - e dá pra fechar ele - eu vou adicionar um motor magnético no exaustor pra não depender do vento e ligar em sistema de correia num ventilador interno, com chaveamento para "liga/desliga" (mudando ha posição da correia) - desta forma, tem um ambiente agradavel, bem iluminado de dia e ventilado (caso eu deseje) - e se eu me decidir por ligar um acumulador eólico (que de éolico não tem nada, devido ao motor magnético) - ainda gero energia - imãs e correias - um pouco de criatividade e muita gambiarra dá pra fazer um bocado de coisa.
    continuo no proximo post

    ResponderExcluir
  3. Continuando - esqueci de adicionar meu pseudo no post anterior.

    Sobre sua casa - dá uma procurada no youtube - dá para montar um sistema de alarme com laser baratinho. Nem sempre estamos prevenidos e as brechas do sistema, nem sempre conseguimos visualizar todas. Um laser e uma penca de espelhinhos podem fazer diferença...
    Mudando de assunto - eu li em muitos blogs e vi muitos videos nessas últimas duas semanas - já que eu não tinha contato com o pessoal - e, não via muito porque me expor online... Vi muito falar em purificação de água - mas, antes de tudo - tem que se ter água. É meio difícil ficar sem água no Brasil. Mas, tem jeito pra quase tudo, né? Vi sobre coleta em árvores, água de chão, etc - Mas, não vi sobre duas técnicas base - transpiração em árvore e condensação subterrânea - como eu estou sem tempo de fazer vídeos no momento. Devido um projeto pessoal. Fica há dica pra um videozinho instrutivo. Pena que me baniram do bushcraft br porque não dei meu nome. Acessar eu acesso - mesmo banido - bloqueio por ip? isso é pra quem não manja de net, só não me cadastro de novo porque perdi o T. O engraçado é que temos uma forma semelhante de pensar - eu também creio que o importante seja há mensagem, não o nome por trás dela. E, tinha há mesma visão que você tem na feitura de videos - esconder o rosto e o nome. Na verdade, era o que eu ia fazer. Não sei se vale a pena ^^
    abraços,
    Khaoz

    ResponderExcluir
  4. Acho que a gente só aprende na marra mesmo, há uns anos eu fazia pós em uma cidade longe ia 3 vezes por semana, era uma maratona de transporte coletivo, onibus rodoviario+metrô+outro onibus rodoviario+ 3 ônibus circulares até chegar no predio da facul e repete tudo novamente na volta (eu sei eu era meio louca de fazer isso 3 vezes por semana), eu sou muito miope (4,00) e tenho astigmatismo (2,00) ou seja só enxergo borrão sem lente ou óculos, um belo dia no meio de uma prova meu óculos quebra do nada, fiquei desesperada e consegui uma carona que me livrou dos onibus circulares mas andar pelas rodoviárias e pelo metrô foi uma tortura, consegui fazer os percursos mas muito mais lento do que o normal e nunca me senti tão vulnerável. Depois disso mesmo de óculos sempre carrego o estojo com a lente (ou vice versa) e quando viajo carrego na mala um segundo óculos e na carteira uma cópia da receita do oftalmologista...

    ResponderExcluir
  5. Amigo Batata,
    Busque logo um oftalmologista para avaliar a possibilidade de cirurgia corretiva. Eu sou míope e estou vendo como fazer a minha. Sei que ainda vou precisar de óculos para ler (vista cansada, 47 anos...), mas terei muito mais autonomia. Mais uma coisa: óculos reserva - em casa, na sua BOB, no trabalho, etc. Eu sempre tenho um comigo (e terei, enquanto não fizer a cirurgia). Melhoras, mestre Batata.

    ResponderExcluir
  6. Realmente
    É algo muito serio mas quase niguem se prepara para isso, em uma situação de aperto tudo o que não queremos é perder algum sentido, não só visão mas a audição também é algo para se pensar.
    Também vou correr atraz de um kit.

    ResponderExcluir
  7. Oriom Lisboa26/09/2012, 11:37

    É bom usar óculos ao invés de lentes. Eles são maais fáceis de limpar já que não precisam ser desinfetados pois eles não estão em contato com seus olhos. Lavar os olhos fica mais fácil, também. Agora, o que eu faço quando vou para um lugar muito poerento é levar um óculos de proteção que sirva por cima dos meus comuns. É um pouco estranho mais vc se acostuma. É que nem andar com aquele lenço árabe, que todo mundo acha esquisito. Mas na hora do vamos ver, vc prefere estar "fashion" ou bem preparado? Fica a dica, comece a usar ocúlos.

    ResponderExcluir
  8. Cara, enfrentei uma baita tempestade de poeira na fazenda. Ventos muito fortes. Ao descer do carro para abrir a porteira, além de quase me arrancar a porta do carro fui atingido por muita poeira nos olhos. Resultado: mesmo não usando lentes, sofri um monte. Lavar os olhos não resolvia. Doía sem parar. Só no meio da madrugada, quando por acaso encontrei um colírio do tipo "lágrima artificial" é que resolveu. Vou colocar nos meus kits alguns frascos....

    ResponderExcluir
  9. Um colírio muito bom é o "Lacrima Plus", é tipo um óleo para os olhos, server para dificultar qualquer corpo estranho de grudar nos olhos. Trabalho com metalurgia e tive várias fagulhas presas nos olhos(mesmo com óculos de proteção) ,até que um dia o oftalmo me recomendou usar esse colírio, foi a salvação. Ele age como uma película facilitando posterior limpeza, fica a dica!

    ResponderExcluir

Translate