quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O triste fim do programa Shelterbox no Brasil.

A ideia é maravilhosa. Enviar um BOB (Bug Out Bag ) muito bem estruturado a vitimas de desastres naturais que perderam tudo.

A Shelter box é uma caixa, com diversos equipamentos e funcionalidades, barraca para abrigo, agasalhos, ferramentas, fogão, panelas, livros para crianças e se você pretende estudar sobrevivência pós desastres, precisa conhecer o projeto, veja AQUI em inglês.



Eu tenho acompanhado a tempos a trajetória deste magnífico programa, e tentado de todas as formas poder mostrar uma destas caixas aqui no guia do sobrevivente. Fiz todo o possível, ofereci comprar uma, receber para usa- la em instrução aqui no guia de várias formas, viajar para filmar... Falei com Rotarianos dos 4 cantos do país. Infelizmente, não consegui.

Mas quem disse que sou de desistir? Continuei tentando, e para minha surpresa, descobri que a filial brasileira foi fechada. Requisitaram algumas caixas para vitimas no Acre (a organização é internacional), não receberam e uma série de desventuras e políticas internas levaram a dissolução do programa no Brasil.

Vou de cara pedir desculpas a meu publico, principalmente aqueles que não conheceram ou ouviram falar deste programa, eu adiei esta postagem ao máximo, tentando obter um belo material a ser postado. De tempos em tempos eu buscava em diversos canais conseguir algum material, e foi com surpresa que vi o comunicado de fechamento da filial brasileira.

Minha critica não vai para os que labutaram tanto para manter isso funcionando aqui em terras brasileiras, creio todos voluntários, mas sim para nossa maldita sorte, ou bendito azar em cada vez mais perdermos programas e iniciativas que seriam incríveis para o estudo sobrevivencialista, e ainda pior, é perder alguns minutos pensando nas vitimas brasileiras que poderiam receber este maravilhoso pequeno conforto logo após terem passado, muito provavelmente, por um dos piores momentos de suas vidas.


Como pode um país tão grande deixar isso acabar assim, talvez o único programa exclusivamente civil voltado para vitimas de catástrofes e aspectos de defesa civil.
Ainda tenho fé que os membros do Rotary no Brasil consigam contornar seus problemas e retomar a filial brasileira.

De minha parte, continuo tentando contato com os gringos, e não perdi a fé de poder mostrar uma shelterbox legítima, e deixo pra vocês a dica de pesquisa, é um material riquíssimo, muito bem estruturado, testado e lapidado por anos a fio em diversos cenários do planeta,um ótimo parâmetro para que reavaliem suas BOB, e melhor ainda para quem pretende montar sua primeira.

Vale muito a pena prestar atenção a alguns itens, como a embalagem ( a caixa) que se transforma em uma caixa d´agua, a seleção de ferramentas, com pá de trincheira, machadinha para lenha, serrote, alicate, torquêsa e martelo. O fogão de campo é um show a parte. Agasalhos, cobertores, livros, tudo, simplesmente tudo em embalagens individuais protegidas da umidade.

Enfim, aguardo as impressões de vocês, e os comentários.

Abraços.

Um comentário:

Translate