sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Lista de 09 ferramentas para cutelaria doméstica.

Seguindo o padrão de simplicidade , decidi formular uma lista com as ferramentas que um amador precisa para iniciar os trabalhos de uma pequena forjaria doméstica, capaz de fazer facas, ferramentas e utensílios em aço.


1 - Morsa ou sargento - Não dá para cortar, limar ou polir sem prender a peça de aço, o ideal é uma morsa, mas são caras, então a alternativa são os sargentos, funcionam da mesma forma e com eles qualquer mesa vira uma bancada.
2 - Serra - Muito fácil de conseguir em qualquer loja de ferragens, o arco e a serra são capazes de poupar muito trabalho na hora de dar forma a sua faca 
3 - Lima - Se você conseguir uma mola de carro por exemplo (Aço 5160) você faz uma faca com uma lima, basta usinar a peça de aço até obter o fio desejado, estes aços já estão temperados e revenidos e com a dureza exata para uma boa faca.
4 - Lixas - Necessárias para o polimento do fio de corte e do corpo da faca para um bom acabamento.
5 - Bigorna ou batente - Importantes para desempenar uma peça de aço que não esteja alinhada, como as molas, mais comuns, uma bigorna é uma peça cara, mas você pode achar alternativas, qualquer peça pesada e reta de aço vai servir.
6 - Martelo - Um bom martelo é um item comum em qualquer caixa de ferramentas e vai servir para alinhar as peças de aço, dobrar etc.
7 - Forja/Soprador - Para fazer a tempera de facas por exemplo, você precisará aquece-las, para isso servem as forjas, locais onde o calor é muito alto. Sua churrasqueira é uma boa forja a carvão e algo como um secador de cabelos vai fazer oxigenação suficiente para alcançar o ponto de Tratamento térmico da maioria dos metais comuns.
8 - Esmerilhadeira, lixadeira (opcional) - Um moto esmeril, um uma esmerilhadeira vai poupar muito o braço do vivente na hora de desbastar as peças e trabalhar o aço, existem várias opções de ferramentas muito em conta no mercado e vale o investimento para quem tem uma lista grande de peças que quer fazer
9 - Furadeira e brocas - Uma furadeira destas domésticas é capaz de fazer furos de pequeno diâmetro em chapas e peças de aço, assim é possível colocar pinos, passantes e fazer pequenos encaixes.

Com este material você poderá reparar ou criar um grande numero de ferramentas e peças úteis, facas, machados, martelos, alicates, tenazes etc.
Toda preparação tem como necessidade o uso de equipamentos e ferramentas e possuir alguma autonomia na confecção destes itens básicos vai abrir caminho para um desenvolvimento maior das capacidades pessoais e garantir o insumo em tempos de necessidade.

Abraços.

Publicado originalmente em : www.guiadosobrevivente.com.br

2 comentários:

  1. Muito obrigado foi bastante explicativo pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Boa dica para começar...
    E aproveitando gostaria de saber qual é aquele pó adicionado ao metal incandescente durante a forja?

    ResponderExcluir

Translate