terça-feira, 9 de junho de 2015

O que é o Sobrevivencialismo?



O que é o Sobrevivencialismo?
Vamos explicar um pouco do que é o Sobrevivencialismo e deixar uma série de links complementares para auxiliar os recém chegados.



Sobrevivencialismo é o nome de um movimento, ou estilo de vida, que abrange pessoas que se preparam para enfrentar emergências ou adversidades que podem mudar drasticamente o seu modo de viver. O indivíduo que adota esse estilo de vida é chamado de "sobrevivencialista" ou "preparador".

O sobrevivencialista é alguém que decidiu não deixar aspectos críticos e essenciais à sua vida ou de sua família sob a responsabilidade do governo ou mecanismos de ajuda humanitária. São pessoas que buscam a autossuficiência sob diversas perspectivas e para isso realizam treinamentos e adquirem equipamentos que podem ser essenciais à manutenção da vida, como por exemplo, kit de primeiros socorros, arma para defesa pessoal e ainda mantém estoques de água e alimentos.

No Brasil os principais aspectos que levam o cidadão a se tornar um sobrevivencialista são os receios por fatores como a ruptura da ordem social, crises econômicas, desastres naturais ou causados pelo homem, a violência urbana, crises de abastecimento.


Uma das prerrogativas do sobrevivencialismo é a preparação prévia para lidar com estes incidentes, antecipando ou atenuando os efeitos primários ou secundários da ameaça, um bom exemplo desta preparação é ter uma lanterna a postos para enfrentar um blackout, um extintor de incêndio (mesmo sem a necessidade por lei) e uma outra diversidade de itens e conhecimentos aplicáveis em situações de dificuldade.

Saiba mais:


 

 

 

*Texto elaborado por Márcio R. Andrade, o ‘Batata’,  após anos de pesquisa e vivência prática sobre o tema. Publicado inicialmente no site “www.guiadosobrevivente.com.br“ em 09/06/2015 .Sua reprodução é livre, desde que respeitada à autoria da fonte.

2 comentários:

  1. Gostaria de aprender como armazenar alimentação e água gratidão

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de aprender como armazenar alimentação e água

    ResponderExcluir

Translate