segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Eu estava quase preparado....

Esta é uma daquelas em que "quase" ajudou pra cacete.
Não sou rico, longe disso, gasto o que posso com minhas preparações, em meu trabalho ás vezes os clientes pisam na bola e atrasam os pagamentos, e nesta hora, a casa passa apertos no orçamento.
Falo literalmente de falta de grana pro básico ás vezes, como gás de cozinha por exemplo, o maledeto sempre acaba no dia errado.
Mês passado comprei um botijão extra R$ 45, 00 em minha cidade..... um ridiculo abuso! E isso é VAZIO... porra, eu comprei o botijão para na entrada do mês encher os 2, deixando um de reserva, mas o que tinha acabou e o cliente não pagou e não tinha sequer um troco pro  gás............... Cara, quase ferra tudo!

Quase porque eu tenho um fogão a lenha acoplado na churrasqueira, e acreditem, ele funciona bem demais.
A lenha é facil, pego em obras, caçambas de entulho e em ultimo caso vou pro mato com meu machado e um carrinho de rodas largas.... Sim manolo, me sinto na idade média!

Está sendo legal, pois agora posso mapear e quantificar o quanto de madeira preciso para o dia a dia e ter uma boa noção de quanto dura meu estoque, hoje é o 3º dia de uso ineterrupto ( e sem economia), mas acredito que em casos extremos, tenha lenha para 15 dias no meu espaço de armazenamento.

Hahh, sim, pode-se economizar até isso, uma vez aceso o fogão, aquece as 4 bocas em linha, numa nececidade extrema, cozinhamos o almoço e a janta duma vez, agua por exemplo fica quente por até 12 hs, feito o jantar ao anoitecer, a agua está pronta para o café pela manhã sem precisar acender novamente o fogo.
 Dicas:
  • -Bom, numa situação de necesidade extrema, é uma aquisição magnifica, eu aconselho seu uso noturno pra encobrir a fumaça caso necessite de descrição...
  • Imagine, numa região onde esfomeados saqueiam casas, de dia a fumaça da chaminé te tornaria um alvo fácil, lembre-se que o fato da discrição é importantíssimno para evitar confrontos
  • As cinzas finissimas que restam no fogão, são ótimas para se misturar na composteira.
  • Fogo é fogo, tome cuidado! Brasas saltam, estalam e as paredes do fogão ficam quentes.
  • Improvise se necessário, um sobrevivente é sempre um mestre da gambiarra, pegue a grelha do fogão e jogue sobre aquela sua churrasqueira de armar ( ou de tijolo), certifique-se que esteja firme o conjunto, faça fogo embaixo e cozinhe.
  • Misture um pouco de cinzas com sabão em pedra e pase nas panelas antes de leva-las ao fogo, fica muito mais fácil lavar.
  • Pra economizar tempo e madeira siga a regra: Quanto menor, mais rápido!, pique bem os alimentos ou deixe-os o menor possivel, assim cozem mais rápido e vc economiza machadadas rachando lenha.
  • Não é uma BOCA DE FOGÂO, geralmente as chamas lambem toda a panela, logo o CABO VAI ESTAR QUENTE PRA CACETE! Tome cuidado.
  • Se vc for pego derrubando uma árvore, saiba que não tem fiança, faça eu estoque de lenha com madeira licita, restos de obras, caçambas e marcenarias agradecem se vc recolher os paus pro seu fogão, no mais, em alguns mercados vc acha lenha em sacos para vender.
  • Os cupins, que moram naquele caibro velho que vc recolheu pra queimar vão devorar sua casa toda, portanto corra de madeiras com pragas, resinas e podridão.
  • Escorpiões adoram madeira velha e podre.
Comida na lenha é incomparavelmente mais gostosa que a feita no gás, talvez pela poesia do fogão, ou um "cheirinho" de fumaça, não sei, mas é um prazer ver o fogo crepitando lá....


A tempo: Sabe aquelas fritadas, tipo a tilápia, linguiças, ou aqueles bifões? Então se seu fogão a lenha for no quintal, a patroa não vai reclamar do cheiro ou da "gordura pela casa toda" hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate