sábado, 20 de agosto de 2011

Uma horta em casa? - Parte 1

Sim uma horta!
Além de ser um barato de fazer é um trem que te faz economizar um monte de coisas:
1-Voce economiza no mercado;
2-Voce economiza no médico, porque vai se alimentar melhor e vai mandar menos inseticida pra dentro;
3- Economiza stress...


4- Se tiver que correr atrás de comida, vai direto em outros gêneros, porque legumes e verduras vc já tem em casa!
Não sei se vc mora em uma casa ou apartamento, tanto faz, vou mostrar vários estilos de horta, verticais, mandalas, canteiros, vasos, vc corre atrás e adapta ao seu espaço.
Como sempre, planeje, não saia fazendo como uma vaca louca pra não desperdiçar seu tempo e motivação.

A TERRA:
É tua obrigação como cidadão consciente reciclar seu lixo, uma horta permite que vc use alguns itens organicos para fazer um composto que deixará sua terra extra potente! Não é reciclar e sim reutilizar!
Comece separando tudo que estiver livre de óleos e carnes, se vc não tiver pequenos animais de criação que lhe forneça esterco, coloque este lixo num baldinho o mais picado possível, com ele vc fará uma composteira doméstica que turbinará sua terra
É um ciclo que pode ficar girando em sua casa, trazendo benefícios a vc, seu lixo vale muito!


 Não tá afim das minhocas, beleza!!! lembrará delas na hora de pescar as tilápias grandes..... vc pode compostar até em um balde simples, pó de café usado, chás, folhas, caules, plantas domésticas, cascas de ovos e frutas, restos, vale tudo para a natureza.
Mantenha este balde tapado e úmido, cabe em qualquer lugar, um jardim, varanda , garagem...

Em algum tempo a vida começará a nascer : sementes de tomate , melão , tudo o que foi para a composteira, nasce dando mudas saudáveis. Minhocas aparecem para aerar o solo se a composteira for em um buraco no chão , insetos, tudo vem ajudar.

Após cobrir, continue a regar e remexer ,passando o fundo para o topo, uma vez por semana.

Quando perceber a terra homogênea está pronto. Este processo, em rega, leva 2 meses.

A terra preparada é rica em Macro e Micronutrientes encontrados nos alimentos e pode ser usada como repositor de matéria orgânica e nutrientes em vasos em geral, inclusive, misturar a mesma porção para 1/2 de areia + 1 de terra e preparar um solo para uso geral  rico pra cacete.
Agora para o pessoal que não tem espaço e quer preparar a sua tera ai vai uma dica:
Plantas em Geral (plantas ornamentais, Ervas medicinais, horta) :

1 parte de substrato (encontrado em lojas do gênero ou na composteira)
1 Parte Terra Comum
1 Parte de Areia

Esta terra também permite o plantio de árvores anãs.......é irmão, Mini pôneis, mini vacas e....Mini árvores, não são bonsais, são árvores de pequeno porte que produzem normalmente seus frutos, geralmente plantadas em grandes vasos ou no chão mesmo, entre elas estão limão, manga, amora, maçã, algumas nozes, tangerinas, laranjas de tudo que é tipo, uvas, maracujás, peras ameixas..... estas árvores tem em média 2m de altura por 1,5m de copa, enxertadas ou não, são fortes e vigorosas e se mantém pequenas por poda seletiva dos galhos.
O maior dos truques: Você pode enxertar ramos de outras árvores cítricas em uma mesma árvore. Você não vai ter a mesma produtividade, mas pode ter uma árvore que produz limões, laranjas e limas.ou seja, 3 arvores em 1.
Agora vamos aos videos, começarei com um de uma familia americana que possui uma fazenda....... de 400m2 no meio duma cidade kkkk


Exagero? Eles só dependem de agua e de alguma anergia do mundo exterior, um poço e um catavento... fecha o portão e deixa o mundo desabar lá fora!




Muito bacana! Testado e aprovado o projeto do Leandro, minha dica é, deixe os rótulos se vc for deixar a horta apanhando sol, a transparencia das garrafas queima as raizes. mesmo com espaço eu montei esta horta suspensa, deixei os canteiros no solo pra plantas que precisam de profundidade como cenouras, beterrabas, nabos, batatas doce, as folhas subiram para as pet liberando um baita espaço, vc tbm economiza agua neste esquema, pois uma planta goteja na outra. Fácil de fazer e de cuidar.

O mais importante, não se desmotive por não entender nada de terra e plantar. Vc não sabe o dia de amanhã, mesmo que não te falte grana pra comprar, vc garante que nenhum produtor sem vergonha te venda 10% do peso dos alfaces e verduras em pesticidas e venenos.

Terra é mágica cara, com pouco tempo vc começa a senti-la, vc começa a perceber do que ela precisa que tipo de verdura ou fruta gosta mais do que, simples, vc passa a entender a terra como uma osmose ancestral que nos liga a ela.

Se comprar sementes entenda:

1 semente = 1 verdura, um saquinho de sementes de alface q vc compra na pet shop a R$ 0,50 tem em media 1000 sementinhas, e tem 90% de aproveitamento.
Centenas delas num vasinho não ajudam em nada, plante o necesário, pause entre os plantios para que colha semanalmente sem desperdício, insira folhas e verduras sem agrotóxicos em sua dieta, assim vc não se sente tão culpado com a gordura de picanha do dia a dia.
Leia e pesquise sobre permacultura,  hortas ecológicas e a potencia extra dos alimentos orgânicos!!
Bora lá sujar a mão caboclo!


Translate

Publicidade