quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aspectos de Sobrevivência, urbano, rural e selvagem.

Pois é, a moda agora é bushcraft, sobrevivência no mato etc... reflexo dos inúmeros programas americanizados super legais que alguns canais exibem. Vc assiste um ex-alguma coisa com uma faquinha  e meia duzia de bugigangas sobreviver dias na mata, construir abrigos, fogueiras, comer coisas estranhas... De quebra, vc também vê os bazucas no You tube fazendo seus próprios vídeos, muito similares aos gringos, sobre sobreviver na mata.

Mas americanos tem parques decentes para se acampar, tem gigantescas áreas de caça, incentivo para pesca e turismo ecológico, milhares deles se aventuram em áreas de selva e campings ao ar livre, enquanto que no Brasil, parques são depredados e um acampamento destes pode ser o motivo perfeito para que estuprem sua filha ou esposa, lembra do champinha?? pois é!. Sem poder portar armas ficamos a mercê dos marginais, e parques públicos já não são tão públicos muito menos seguros.

Bom, programas como o "à prova de tudo" fazem um sucesso estrondoso, sejamos sinceros, quem realmente vai usar o que o Bear ensina? Pescadores? Trilheiros? Aeromoças caso a nave caia em selva fechada? militares, escoteiros? Todos estes vão pro mato bem preparados e nenhum paga o mico de carregar uma porcaria de pederneira presa no pescoço, pois sabe que um isqueiro bic acende mais de 2000 vezes.

Os "bears" americanos fazem seu vídeos para vender seus produtos para o imenso mercado gringo de caçadores e campistas, já os "bears" brasileiros " se perdem" nas fazendas e sítios dos amigos... tem gosto pra tudo!Quer uma dica compadre do curso de sobrevivência? Tu é um marmanjo barbado brincando de Rambo e falando asneiras na net, procura o Grupo escoteiro da sua cidade e cai pro mato com 25 moleques pra cuidar, isso sim é sobrevivência.

Concordo plenamente que cair fora dos grandes centros urbanos quando a merda bater no ventilador aumenta e muito suas chances de viver, mas o mato bruto é pra quem sabe, quem tem tudo preparado e é no máximo um plano de fuga e proteção inicial e de translado até seu abrigo definitivo.
Que conste, vc tem, muito mais chances de ser surpreendido por um colapso do sistema, seja um blecaute ou uma rebelião social, estando em sua casa ou no trabalho do que na área de APP do sitio do tio zé.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate