sexta-feira, 13 de abril de 2012

Urbam Primary Tool - Ferramentas de demolição.

Nome forte né caras? UPT...

Aqui em terras brasilis, se nos basearmos nos materiais gringos a gente se ferra.
Já cansei de mostrar as diferenças em arquitetura e engenharia entre nós e eles, o contraste primário é que lá as construções de casas e residencias são de madeira e dry wall e as nossas de tijolos e concreto.

Mas sinistros acontecem em ambos lugares e há de se pensar em como sair de certas situações, conhecimento é ótimo e dizem que a pena é mais forte que a espada, mas quando o pardal se vê encurralado pelo gato, ele vai desejar tamanho e força.

Lá fora os sobrevivencialistas criam siglas e terminologias BEM específicas, o que eu desejo avidamente é que vc tenha fontes de referencia para pesquisar, UPT = Urbam Primary Tool, ou ferramenta primária urbana, Elas são a força que o pardal precisa para abrir caminho, seja acertando o gato, ou simplesmente estourando as paredes e fugindo da enrrascada.

Duvido muito que um ser humano normal carregue isso para cima e para baixo no dia a dia comum, mas algumas destas peças podem abrir algumas portas na emergencia, se estiverem em seu apartamento por exemplo, novamente, os gringos vivem uma outra realidade de UPT, pesquisas em português sobre ferramentas de demolição irão te levar a britadeiras, tratores, retroescavadeiras, bolas gigantes de aço... reflexo da forma de construção diversa entre nós, mas se vc pesquisar por ferramentas pesadas de construção, seus olhinhos vão brilhar.

Veja a concepção clássica do termo neste ótimo video de um sobrevivencialista americano:

Traduza as legendas que fica menos ruim hehe:



Aqui em terras Brasilis, os bombeiros e resgate tem uma gama incrivel de ferramentas adaptadas para nosso cenário urbano, umas hidráulicas e pneumáticas, outras usadas no muque mesmo:

Marreta ou malho:



Tesoura corta vergalhão:

Isso é util, dada a quantidade de amarrações de aço nas estruturas de concreto, corta desde vergalhões a correntes, cadeados, arames e batentes de portas de carro, grades de portão, cercas... enfim, corta tudo que tiver pela frente e não é tão salgado no preço.

Clássico machadão de Bombeiros: ( sem comentários, porque vc já entendeu)


Veja este pé de cabra utilizado pelo resgate:


UPT Brasilis? Sim é nacional e existem vários modelos de pés de cabra.

Este bacanão aí é nacional, custa R$ 62 neste site AQUI.

Eu fiz um video falando sobre ferramentas e inclui as poucas opçãoes pesadas que disponho, podem comentar á vontade!  É o capitulo 2 do jornal do BUNKER!




Como eu disse no video, voce pode precisar facilitar sua fuga, remover obstáculos, estourar paredes ou descer o bordame num combate corpo a corpo qualquer defendendo sua familia, escolham bem suas UPT e não se esqueçam de me mostrar, ou melhor, mostrar para todos aqui.

Abraços!


Translate

Publicidade