sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vinho - Porque vou montar uma adega em casa.

Tá certo, eu adoro vinho.
 
E não é  pelo álcool, e sim pelo gosto que esta milenar bebida tem, e seus inúmeros benefícios para preparadores.

1º - Não tem prazo de validade se armazenado corretamente,
2º- É uma baita moeda de troca em cenários de crise;
3º- Vai tornar receitas ruins mais fáceis de descer, sabe -se lá qual será o cardápio do dia.
4º- O vinho tem inúmeras faculdades já comprovadas que fazem um bem danado para a saúde se consumido moderadamente. Este ponto é bem interessante, em um cenário onde a alimentação pode não ser tão bem balanceada, um aditivo extra de coisas saudáveis sempre ajuda.
5º- Vai levantar MUITO o moral nas horas de aperto.

O consumo de álcool em cenários de sobrevivência é contraindicado por 11 em cada 10 especialistas, um cidadão retido em um bunker por algum motivo de fato está numa situação de sobrevivência, ou melhor, de subsistência, e você leitor deve estar se perguntando: Então porque este estúpido está colocando isso no blog?

Porque este autor acredita no bom senso no consumo de bebidas alcoólicas. Se você ficou levemente tonto passou do limite. Você pode tomar uma dose e dirigir, todos os estudos comprovam isso, o que não pode é encher a caveira e fazer merda, esta postagem segue exatamente esta linha.

Minha avó morreu com 96 anos tomando um pequeno cálice de vinho tinto antes de cada refeição, antes, nunca durante, na casa dela sempre haviam garrafões de vinho cheio e pra nona tomar duas taças devia ser Natal, Páscoa ou outra data "Santa". E também não havia muita restrição não, criança que berrava tinha a chupeta mergulhada em vinho doce, nós moleques tomávamos um tipo de sangria feita de vinho, agua, açúcar e alguma fruta da época em pedacinhos, eram outros tempos e hoje os sucos naturais de uva  e a morte das velhas italianas encerraram a prática. Não vai você achar que estou dizendo pra colocar vinho na mamadeira dos bebês, pra mim bebida é uma arma e só devia ser usada por maiores de 25 com autorização da policia federal.

Pois bem, chegamos a um ponto dramático da minha opinião, se tem gente que indica uma boa e farta golada de urina, que mal pode fazer uma taça de 40 ml de vinho, geralmente com apenas 6% de teor alcoólico?

Um copo de vinho por dia, além de sua comprovada atuação em benefícios cardíacos e no rejuvenescimento, ainda oferece os seguintes benefícios:
  • Aumenta a esperança de vida
  • Previne e ajuda a controlar a hipertensão
  • Diminui o risco de pedra nos rins
  • Previne a arteriosclerose
  • Ajuda a desfazer gorduras
  • Inibe a multiplicação do vírus que provoca o herpes
  • Melhora a digestão e o sono
  • Regula o humor
  • Aumenta o QI
Finalizando, e pra quem ainda não sabe, este autor que vos fala é um entusiasmado estudante de culinária antiga, mais precisamente a medieval, e o habito de substituir bebidas por agua nas refeições vem bem antes da Idade das trevas, o cidadão só tomava agua em casa, ou se não tivesse outra opção, era preferível uma caneca de cerveja ruim , quente e amarga, ou  um caneco de vinho avinagrado do que morrer de disenteria, tifo ou leptospirose. Sem saber, o camponês medieval que passava na taverna para um trago depois da lida, estava mandando pra dentro um anti biótico natural bem leve, fruto da fermentação "sem cura", ou tempo de descanso, das bebidas da época.

No mais, o vinho atravessou a história da humanidade, fora regionalismos, e é uma bebida globalizada, acessível e cheia de poesia, paladar e benefícios.
E como sempre, deixo a dica, armazene itens alimentares que todos gostem, se você ou ninguém que da sua casa bebe vinho, não vale a pena o esforço nesta preparação e antes que perguntem, em minha casa somos fãs de frisantes, pró secos e tintos poderosos e encorpados e sempre aceito este tipo de presente de bom grado, não se acanhem!


Bom, este é meu ponto de vista, deixe sua opinião aqui nos comentários, você acha que vale a pena manter um pequeno estoque de bebidas nas preparações?

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate