sábado, 5 de novembro de 2011

Será o escoteiro um sobrevivencialista? Especialidades!

No escotismo as especialidades são divididas em 3 níveis, cada uma com uma certa cota a ser alcançada, quando atendido o(s) quesito(s) garotos dos 7-18 anos recebem seus distintivos.
Este é um blog de sobrevivencialismo, postarei só algumas especialidades, deixo a cargo de você leitor decidir se um escoteiro é um sobrevivencialista ou não.



Outra coisa, entenda que aqui eu ofereço a ponta do iceberg, o resto é contigo, corra atrás, aprenda, pesquise!



 SOBREVIVÊNCIA


1- Conhecer as recomendações que devem ser seguidas em casos de sobrevivência na selva.
2- Demonstrar o uso de métodos de orientação.
3- Conhecer os métodos de obtenção de água potável, demonstrando o uso de pelo menos um deles.
4- Conhecer plantas medicinais da sua região e seu uso.
5- Conhecer os primeiros socorros que devem ser aplicados em casos de picadas de insetos, cobras e aracnídeos; saber transportar feridos e tratar de casos de insolação.
6- Ter noções de meteorologia.
7- Possuir conhecimento essencial sobre caça e pesca, improvisando utensílios para a prática de tais atividades.
8- Possuir conhecimento da flora e da fauna de sua região.
9- Explicar quais são os alimentos encontrados na natureza e de que modo podem ser preparados para o consumo.
10- Listar e reconhecer frutos silvestres encontrados em sua região que não podem ser ingeridos, por serem tóxicos.
11- Aplicar três métodos rudimentares de acendimentos de fogo.
12- Construir um abrigo natural com material encontrado na natureza, conhecendo as necessidades e as características do local onde se vai construí-lo.

 ZOOBOTÂNICA


1- Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estuda os seres vivos – a Biologia, das áreas que a integram e do objetivo de estudo de cada uma delas.
2- Demonstrar por meio de um exemplo (ciclo vital de um animal ou vegetal) a seqüência de acontecimentos que ocorrem nos seres vivos: nascimento, crescimento, reprodução, degeneração e morte.
3- Organizar uma palestra informativa, para a sua Seção, com auxílio de um Biólogo, discutindo assuntos como: nomenclatura científica, classificação animal e vegetal, a profissão de Biólogo, a formação necessária, abrangência de sua atuação como profissional, média salarial, oportunidades de trabalho, etc.
4- Desenvolver, antes de um acampamento de sua Seção, uma pesquisa que permita identificar a que tipo de ecossistema está integrada a área da atividade, qual a fauna e flora características desse ecossistema: durante o acampamento, fotografar e registar exemplares que possam ser observados; após o acampamento, montar um painel em que os resultados da pesquisa sejam comparados com os resultados reais e discutir com a Seção as prováveis razões das diferenças encontradas.
5- Visitar o Jardim Zoológico de sua cidade e fotografar animais dos diferentes ecossistemas brasileiros; organizar um álbum com as fotos, identificando os animais com os seus nomes vulgares e científicos e indicando a região ou regiões em que podem ser encontrados. Na ausência de um Zoológico, utilizar fotos ou recortes de jornais e revistas, cartões, etc.
6- Preparar uma coleção com um mínimo de cinco moldes de gesso de pegadas de animais (domésticos e silvestres), estabelecendo as diferenças entre elas.
7- Preparar um exposição com partes de animais e vegetais (conchas, exúvias, esqueletos, penas, flores, sementes, raízes, folhas, cascas de árvore, etc.), relacionando a que grupo de animais ou vegetais pertencem e pelo menos duas características do grupo.
8- Apresentar a sua Seção uma coleção de gravuras de pelo menos 15 diferentes tipos de árvores brasileiras identificadas por seus nomes, vulgar e científico, localizando a região ou regiões brasileiras em que podem ser encontradas.
9- Construir e manter por um período mínimo de três meses, com registros semanais, um terrário ou um aquário, apresentando relatórios a sua Seção

 ACAMPADOR


1- Ter acampado com sua Seção ou Patrulha, no mínimo, 6 noites para o "Nível 1", 12 noites para "Nível 2" e 25 noites para o "Nível 3".
2- Saber montar, desmontar, dobrar e acondicionar uma barraca.
3- Conhecer as técnicas de conservação de uma barraca, sabendo fazer pequenos reparos.
4- Saber escolher locais seguros para montar sua barraca.
5- Saber os cuidados a adotar no caso de temporais e alagamentos.
6- Saber cuidar e tratar do lixo, quando em acampamento.
7- Montar, com auxílio de sua Patrulha, um canto de patrulha, considerando os padrões de acampamento.
8- Cozinhar uma refeição simples individual com fogo de lenha, sem utensílios de cozinha.
9- Fazer, no mínimo, cinco pioneirias diferentes e úteis em acampamentos, utilizando amarras.
10- Ter acampado por três noites sem utilizar barraca, dormindo em abrigo natural ou em saco de dormir especial para o relento.
11- Saber se orientar com o uso de bússola, sem bússola e com cartas topográficas.
12- Saber improvisar barrica, mochila, espeques, esteios e artigos semelhantes, utilizando-os durante um acampamento ou jornada.
13- Demonstrar que conhece e sabe utilizar os seguintes nós: correr, escota duplo, em oito, balso pelo seio, arnês, fiel, ribeira, volta redonda com cotes e volta do salteador.
14- Demonstrar os cuidados para com o material necessário para um acampamento.
15- Elaborar um cardápio e lista de gêneros para as refeições de sua Seção durante um acampamento e uma jornada, ambos com duração igual a um fim de semana.
16- Saber acondicionar os gêneros alimentícios para um acampamento e uma jornada.
17- Preparar o material individual para um acampamento e para uma jornada, ambos com duração igual a um fim de semana.
18- Elaborar a programação de um acampamento da sua Patrulha, com duração igual a um final-de-semana.

 PIONEIRIA


1- Fazer e saber a utilidade de pelo menos 15 nós.
2- Fazer as amarras quadrada e diagonal, conhecendo sua aplicação.
3- Fazer as amarras paralela e de tripé, conhecendo sua aplicação.
4- Construir um fogão suspenso e uma mesa de campo.
5- Demonstrar que conhece as regras de segurança no manuseio de ferramentas.
6- Mostrar conhecimento sobre um dos seguintes assuntos: movimentação de grandes pesos e estiramento de cabos; ancoragem de sustentação; jangadas; cabos de vai-e-vem; e passagens com cabos.
7- Construir um pórtico ou latrina de campo.
8- Construir um canto de lenhador, de acordo com as regras de segurança.
9- Construir um abrigo natural para duas pessoas, utilizando meios existentes no local.
10- Projetar e coordenar a execução e uma pioneiria de médio porte.
11- Construir uma cozinha de acampamento.
12- Saber afiar ferramentas e conhecer os cuidados com sua manutenção.

 RADIOAMADORISMO


1- Conhecer a Regulamentação governamental referente a operadores e estações de radioamador ou rádio-cidadão.
2- Explicar os princípios elementares de aparelhos transmissores e receptores de rádio.
3- Explicar como instalar uma antena de recepção.
4- Saber como aterrar e protejer dos raios a antena de recepção.
5- Manter contato, de forma ágil, com três estações.
6- Saber operar um rádio de freqüência fechada.
7- Saber instalar e pôr em funcionamento um rádio, em acampamento.
8- Conhecer as causas da má recepção.
9- Saber consertar um radiotransmissor.
10- Explicar o uso correto dos canais de emergência.
11- Elaborar um diagrama e explicar a sua Seção os princípios elementares do funcionamento de um aparelho transmissor e receptor.
12- Apresentar a licença de sua estação de radioamador ou de rádio-cidadão expedida pelo órgão oficial competente.

 PRIMEIROS SOCORROS


1- Demonstrar como limpar ferimentos, como lavar um paciente, como ministrar remédios e como tomar a temperatura, o pulso, os movimentos respiratórios e a pressão arterial.
2- Demonstrar como preparar curativos.
3- Organizar um estojo de primeiros socorros, conhecendo a utilização de cada item.
4- Saber como agir em casos de picadas de insetos e de cobras, desmaios, queimaduras e ferimentos leves.
5- Saber como agir em caso de entorses, fraturas e luxação.
6- Demonstrar quatro métodos de transportar pacientes.
7- Conhecer métodos de salvamento de afogados.
8- Saber aplicar respiração boca-a-boca, Schefer e Holger-Nielsen.
9- Conhecer a posição das principais artérias e como parar hemorragia externa, venal ou arterial.
10- Saber como proceder nos casos de ataques epilépticos.
11- Saber aplicar ataduras (triangular e de crepom) na cabeça, nas mãos, nos pés, nos joelhos, nos tornozelos e nos cotovelos.
12- Demonstrar como aplicar os primeiros socorros nos casos de fratura na clavícula.
13- Elaborar um folheto ilustrado sobre as enfermidades mais comuns em acampamento e seus respectivos sintomas e tratamentos.
14- Saber como agir nos casos de hemorragia nasal, insolação, intermação e queimaduras.
15- Saber tratar de casos de intoxicação alimentar e envenenamentos.
16- Demonstar a forma adequada de pedir ajuda nos diferentes casos.
17- Ter participado de um curso de socorrista.
18- Saber como previnir e agir em caso de estado de choque.
19- Saber como identificar e agir em caso de hemorragia interna.
20- Saber como tratar a obstrução de vias aéreas e a difteria (ou crupe).
21- Saber fazer um parto de emergência.

 HORTICULTURA


1- Explicar a diferença entre a horta convencional e a hidropônica.
2- Associar as diferentes hortaliças com os nutrientes nelas contidos.
3- Conhecer e identificar as características dos diferentes tipos de adubo.
4- Construir um composteira.
5- Conhecer as ferramentas e os implementos exigidos para a preparação e a manutenção de uma horta.
6- Conhecer as principais pragas e doenças comuns às hortas e os métodos naturais para seu controle.
7- Conhecer os cuidados e os tratos culturais exigidos para a manutenção de uma horta.
8- Projetar e construir uma horta caseira.
9- Elaborar e manter atualizado, por um período mínimo de 3 (três) meses, um relatório de produção de uma horta.

FAIXA DO CIDADÃO


1- Conhecer a técnica e a ética operacional quanto ao uso de rádios transmissores.
2- Apresentar um relatório contendo um mínimo de 20 contatos feitos por si próprio.
3- Elaborar uma palestra para a Seção sobre os serviços de faixa do cidadão.
4- Conhecer os principais canais de emergência e seu uso correto.
5- Elaborar um cartaz contendo, pelo menos, 15 das principais gírias utilizadas na faixa do cidadão, exibindo-o no jornal mural da Seção ou Grupo.
6- Descrever três tipos de antenas para uso nos rádios da faixa do cidadão.
7- Elaborar e aplicar um jogo envolvendo rádios da faixa do cidadão.
8- Participar de uma atividade com a comunidade usando sua estação e apresentando um relatório ao final
9- Apresentar sua licença de faixa do cidadão emitida pelo órgão governamental competente.

DEFESA CIVIL


1- Saber o que é um vendaval e identificar os seus princiapais efeitos devastadores.
2- Saber descrever três medidas de prevenção a tomar antes, durante e depois de um vendaval.
3- Saber o que são extintores de incêndio e bem como devem ser utilizados; conhecer a localização do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, das principais autoridades policiais e como acioná-los por telefone.
4- Saber descrever dois tipos de acidentes naturais causadores de situações de emergência.
5- Organizar um exercício simulado de evacuação da sala de sua Seção, em situação de emergência.
6- Elaborar uma lista para a formação de um kit de emergência doméstico (estojo de primeiros socorros).
7- Conhecer quais são as origens das enchentes e saber listar e descrever três medidas de prevenção a tomar em tais casos.
8- Listar as principais causas e os procedimentos de emergência a adotar em casos de incêndio em prédios residenciais e comerciais (cinemas, shoppings, etc.).
9- Saber agir corretamente de maneira a evitar que se instale o pânico, resgatar feridos e previnir novos acidentes, nos casos de desmoronamento e explosões nos locais mencionados no item anterior.
10- Conhecer a estrutura da Defesa Civil de sua comunidade, bem como os planos para os casos de emergência.
11- Possuir a especialidade de Prevenção de Incêndio.
12- Possuir a especialidade de Primeiros Socorros.
13- Identificar as áreas de alto risco em sua comunidade (refinarias, usinas nucleares, depósitos de armas e munições, etc.), listando os riscos de acidentes.
14- Elaborar um plano de emergência e realizar um treinamento junto com sua Seção, para antender os seguintes casos:
- Controle de Tráfego de veículos;
- Controle de multidões;
- Serviços de comunicação e mensagens;
- Distribuição de alimentos, instalação de abrigos e adoção de medidas emergenciais de saneamento.
15- Saber agir nos seguintes casos:
- Acidentes de trânsito;
- Queda de barreiras;
- Queda de redes elétricas;
- Enchentes e inundações;
- Desmoronamento de estradas.